Braga, segunda-feira

Feira do Livro regressa ao formato presencial no Altice Forum Braga

Diversos

11 Maio 2021

Paula Maia

Certame terá lugar de 9 a 25 de Julho. É o regresso depois de em 2020 se ter concretizado em formato digital, embora livreiros e alfarrabistas tenham também oportunidade de realizarem vendas online.

A Feira do Livro de Braga está de volta e em formato físico. Depois de, em 2020, se ter concretizado em formato digital, o certame que junta livreiros e alfar- rabistas terá lugar de 9 a 25 de Julho no Altice Forum Braga e também terá vendas online.


Para Lídia Dias, vereadora da Cultura e da Educação de Braga, o regresso ao formato físico “é um sinal de esperança para a cultura, uma vez que irá permitir que livreiros e alfarrabistas possam retomar, em parte, a sua actividade ajudando na urgente recuperação deste sector”.


“A Feira do Livro é a maior iniciativa literária do município de Braga sendo determinante para a valorização do livro, da literatura e dos seus autores, uma das apostas estratégicas que temos vindo a desenvolver. Com o seu programa cultural teremos diversas oportunidades para abrir espaços e momentos à reflexão e à imaginação, apoiando a formação de novos e melhores leitores e consolidando Braga como uma cidade de leitura”, continua a vereadora.
 

Preparada para decorrer num espaço fechado com fluxos controlados, devido às restrições associadas à pandemia de Covid-19, a Feira do Livro terá como epicentro o pavilhão do Altice Forum Braga. “Optamos por avançar com a feira neste recinto por ser um espaço que possibilita o controlo da lotação dos visitantes no certame, já que nas ruas onde estava prevista será praticamente impossível gerir o fluxo de pessoas”, destaca Carlos Silva, administrador da InvestBraga.


O responsável da InvestBraga realça ainda que os livreiros e alfarrabistas de Braga terão, de forma a incentivar o seu envolvimento na feira, condições preferenciais de acesso a espaços de exposição. “Queremos envolver os comerciantes de Braga, dando-lhes condições para que possam participar na feira­. Estamos ainda a trabalhar numa solução que possa levar a Feira do Livro de Braga e os seus expositores para o digital, através da criação, à semelhança do que aconteceu em 2020, de lojas online dedicadas à Feira do Livro de Braga”, reforça.


Dando sequência ao trabalho iniciado em 2020, a Feira do Livro irá continuar a manter a sua presença no digital, possibilitando que os livreiros e alfarrabistas tenham um espaço de venda online, numa extensão dos seus pontos de venda físicos no certame literário. “Quisemos manter a dinâmica criada em 2020, apoiando os expositores na digitalização dos seus negócios através da manutenção das lojas digitais”, reforça Carlos Silva.


Com um programa cultural rico, que conta com a produção executiva da Booktailors/The Book Company, a Feira do Livro de Braga tem como mecenas o dstgroup e envolverá ainda parceiros como a ZET Gallery, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a Rede de Bibliotecas de Braga, o Centro de Estudos Galegos da UMinho, entre outras entidades.


Para José Teixeira, presidente do dstgroup, “esta feira é já emblemática e o regresso ao formato presencial servirá para voltar a aproximar os bracarenses da cultura literária”. Remata ainda que “nunca como hoje o investimento na cultura foi tão importante. É em momentos limite que a cultura e a sua ferramenta mais poderosa, a leitura, fazem a diferença. Apoiaremos esta Feira do Livro como se fosse a primeira, com entusiasmo e expectativa”.


De sublinhar que, a 30.ª edição da Feira do Livro é um dos eventos em destaque na programação da Braga 2021 - Capital da Cultura do Eixo Atlântico e pretende afirmar Braga como cidade leitora.

Deixa o teu comentário