Braga, terça-feira

Feira dos Vinte reúne tradições e gastronomia na vila de Prado

Regional

19 Janeiro 2020

Redação

Tradição iniciada no século XIV continua a atrair milhares de pessoas à vila de Prado por alturas do dia de S. Sebastião (20 de Janeiro). Feira do Gado, provas equestres e uma prova de papas de sarrabulho são as atracções principais até amanhã.

Milhares de pessoas rumam, até segunda-feira, à freguesia de Prado, no âmbito da ‘Feira dos Vinte’.

A feira realiza-se desde há vários séculos e tem como ponto principal a exposição e troca de gado bovino e cavalar.

“Começou por ser uma feira de troca de burros, mas como o gado asinino (conjunto de animais que foram criados pelo homem para aumentar a sua produção, serviços agrícolas, consumo doméstico, comercial ou industrial), continua a ser uma feira de gado, mas mais bovino e cavalar. São esperadas mais de 70 cabeças de gado”, explicou Higino Carrilho, secretário da Junta de Freguesia de Prado, entidade que organiza a ‘Feira dos Vinte’.

Uma das grandes novidades deste ano é a realização, amanhã, do espectáculo equestre nocturno (nas edições anteriores realizava-se durante o dia).

“É um espectáculo com um toureiro profissional, Miguel Fonseca. Ele treinou um espectáculo diferente com os cavalos, para apresentar à noite”. afirmou Higino Castilho.

Outra das novidades é o facto da festa contar, este ano, com três dias (sábado, domingo e segunda), o que permitiu à organização aproveitar o fim-de-semana e dar a conhecer o trabalho realizado pelas associações da freguesia.

“Aproveitando o facto de ser fim-de-semana, entregamos este dia (ontem) e este espaço (a tenda colocada no Largo de S. Sebastião, em Prado) às associações da terra para promoverem aquilo que entenderem. Vão aproveitar para dar a conhecer o trabalho que fazem e para vender ‘comes e bebes’”, revelou o secretário da Junta de Freguesia de Prado.

Outro dos momentos altos da Feira dos Vinte’ é a prova de Papas de Sarrabulho, marcada para hoje.

“A prova das papas é já uma tradição. Foi criada a Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte. Na véspera do dia 20 correm-se os restaurantes da terra, a provar as melhores papas (de sarrabulho). Junta muita gente para comer essas papas e provar o vinho novo. É a chamada Prova dos Vinte”, explicou Higino Carrilho.

A animação está a cargo de grupos e artistas de música popular e cantares ao desafio.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho