Braga, sexta-feira

Fernando Santos visitou presépios de Garfe

Regional

16 Dezembro 2019

Redação

O seleccionador nacional de futebol, Fernando Santos, visitou, ontem, a Aldeia de Presépios de Garfe, na Póvoa de Lanhoso, onde, juntamente com o arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga, foram distinguidos com a medalha de honra da freguesia.

Em Garfe, a época natalícia é vivida com muita intensidade, num grande envolvimento das gentes da freguesia. Dando largas à imaginação e criatividade, o povo da freguesia construiu 21 presépios que transformam a freguesia de Garfe na ‘Aldeia dos Presépios’. A mostra, espalhada pelos vários lugares, pode ser apreciada até 5 de Janeiro.

Ao evento, que já vai na 18.ª edição, e cuja abertura decorreu na tarde de ontem, junta-se também a maior colecção de presépios do país, propriedade do padre Luís Peixoto Fernandes. São 2670 presépios, de vários tamanhos e materiais. Uma colecção impressionável que, no próximo ano, irá estar patente num edifício adquirido pelo sacerdote. A habitação, o ‘Museu dos Presépios’, passará a acolher toda a colecção e estará disponível para visita durante todo o ano.

Este ano, o evento teve como padrinho o empresário Ferreira Martins e contou com uma presença especial, o seleccionador nacional de futebol, Fernando Santos, num convite de Domingos Silva, presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga.

Na abertura do evento, o seleccionador nacional e o arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, foram distinguidos com a medalha de honra da freguesia, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Garfe, presidida por Paulo Ferreira.

A ‘Aldeia dos Presépios’ conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que esteve representada pelo presidente, Avelino Silva, e da Junta de Freguesia de Garfe.

Deixa o teu comentário