Braga,

Festas de São João: Ana Bacalhau e Daniel Pereira Cristo apadrinham candidaturas às 7 Maravilhas

Regional

02 Agosto 2020

Lusa

Programação de 2021 das Festas de São João conta já com Ana Bacalhau em palco. Novidade foi ontem avançada pelo presidente da Associação de Festas de São João, Firmino Marques, que apelou ainda ao voto nas duas candidaturas bracarenses.

O presidente da Associação de Festas de São João, Firmino Marques, apresentou ontem “a verdadeira dream team” para ajudar a cumprir “um acto de justiça e de reconhecimento da importância histórica e cultural” das Festas de São João e dos Gigantones e Cabeçudos. Ana Bacalhau é a madrinha do São João de Braga e Daniel Pereira Cristo o padrinho dos Gigantones e Cabeçudos, duas das candidaturas a votação para as ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’. Presidente da associação anunciou ainda o nome de Ana Bacalhau para a programação de 2021.


“O ano passado tivemos 11 dias de festa e 270 horas de programação, para o ano temos de compensar as pessoas com mais programação”, assumiu o presidente da associação, Firmino Marques, confidenciando que “esta festa só faz sentido com o calor das pessoas, a partilha e o convívio”.

A festa deste ano foi vivida em formato digital, apenas com um espectáculo presencial, mas o feedback das pessoas foi tal que o formato “veio para ficar”. Mas Firmino Marques quer muito mais em 2021. “Queremos mais de 270 horas de programação com movimentos associativos, muitos artistas e toda a logística que está envolvida”, confessou o presidente, destacando que é também para o movimento artístico que a associação “está a abrir as portas da esperança”.


Ana Bacalhau começou por testemunhar a sua ligação à cidade, admitindo que “é uma honra e uma felicidade” ser madrinha desta candidatura. “O São João de Braga merece ganhar”, desafiou logo de seguida a cantora que já teve oportunidade de vivenciar as festas sanjoaninas “mais antigas, efervescentes e arreigadas de cultura popular”.

Para a cantora esta candidatura “é já uma vencedora merecida e um acto de justiça”, porque em Braga, por altura do São João, “tudo respira festa”.


Para o ano, Ana Bacalhau deixou a certeza: “prometo que vai ser uma festa de arromba”.


Também para o bracarense Daniel Pereira Cristo ser padrinho da candidatura dos Gigantones e Cabeçudos “é uma honra e um orgulho”, já que os Gigantones e Cabeçudos fazem parte do seu imaginário infantil.


O Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, um dos momentos altos do programa do São João e organizado pela Associação ‘Ida e Volta’, contou ano passado com a presença de Daniel Pereira Cristo, cantor e músico bracarense, que apadrinhou a celebração deste encontro.


“O meu apelo ao voto é enorme, porque temos que valorizar o que é nosso. A nossa cultura imaterial tem que ser valorizada”, desafiou o cantor e músico, que também está a preparar “uma das surpresas” da programação do próximo ano relacionada com a revisitação do cancioneiro sanjoanino.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho