Braga, quarta-feira

Festival abre portas em Amares de sete quintas para brindar com o vinho verde

Regional

01 Julho 2021

Patricia Sousa

"AMARES DE PORTAS ABERTAS" realiza-se a partir de amanhã e até domingo nas sete quintas produtoras de vinho loureiro do concelho. Para o presidente da autarquia, Manuel Moreira, esta iniciativa pretende promover o território e alavancar a economia.

Com uma das mais belas paisagens do Minho, Amares convida a celebrar o vinho este fim-de-semana. A primeira edição do Festival ‘Amares de Portas Abertas’ pretende fazer um brinde ao vinho loureiro nas sete quintas que produzem este néctar, que é uma imagem de marca do concelho. “Queremos que esta seja a primeira edição de muitas, porque acreditamos que esta iniciativa é uma boa estratégia para promover o território com um produto que nos identifica e vai permitir também alavancar a economia”, justificou o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, deixando o convite aos amantes do bom vinho verde loureiro para visitarem o concelho e se deliciarem com “o melhor” que a terra dá.


A partir de amanhã e até domingo comemora-se o Dia Mundial do Vinho que, este ano, será celebrado de maneira diferente em Amares com a primeira edição do Festival ‘Amares de Portas Abertas’. “A ideia foi partilhada com todos os produtores das nossas quintas e de imediato aceitaram o desafio”, contou o presidente da autarquia, acreditando que o festival tem tudo para ser um sucesso.


Com o ‘sim’ das sete quintas do concelho que produzem vinho está dado o mote para ‘brindar’ por estes dias. “Queremos promover o território com um dos produtos que melhor nos identifica”, referiu Manuel Moreira, assumindo desde já a continuidade do festival.


O vinho verde tem já uma importância significativa na economia local e, por isso, faz todo o sentido que se faça este festival. “Numa conversa com um produtor foi-nos dito que mesmo em tempos de pandemia conseguiram esgotar o produto e isso demonstra a qualidade do nosso vinho”, constatou o presidente.


Para celebrar o vinho verde, durante o Festival ‘Amares de Portas Abertas’, vai poder visitar sete quintas produtoras de vinho verde da região: Casa da Tapada, Encostas da Abadia, Quinta D’Amares, Quinta D’Ornellas, Socalcos do Bouro, Solar das Bouças e Terras de Amares.


Além da visita à quinta, pode ainda desfrutar de provas de vinho personalizadas, workshops e conversas sobre o loureiro. Entretanto, amanhã, a partir das 16.30 horas, poderá ainda assistir a um seminário na Casa Lata, que será transmitido também via streaming. Todas as quintas vão estar abertas entre as 10 e as 18 horas para que possa visitar e desfrutar destes espaços com “paisagens maravilhosas e vinhos de excelente qualidade”.


Entre a abundância das águas e a intensidade do verde, o concelho apresenta “verdadeiros locais paradisíacos”, seja junto às margens dos rios, seja no cimo das montanhas, onde se erguem ermidas. Nas quintas não falta ainda o vinho da região, de que se destaca como mais característico o de travo a loureiro, “a deliciar de frescura e animada degustação os mais requintados ou descontraídos momentos de comemoração e de convívio”.

Deixa o teu comentário