10 Janeiro 2025
A formação do Gil Vicente FC está em franco crescimento e os resultados desportivos são um dos indicadores do sucesso. Equipas de Sub-23 e Sub-19 estão na luta pelos respectivos títulos. Luís Ricardo, Pedro Pinto e Gui Beleza são três dos rostos deste projecto.
A uma jornada do final da primeira fase, os Sub-19 do Gil Vicente ocupam o 2.º lugar do campeonato (só perderam com o FC Porto) e já garantiram, seis anos depois, a presença na fase de apuramento de campeão. Ao mesmo tempo, os Sub-23 do emblema de Barcelos iniciaram também hoje (às 11 horas, com o Torreense), a luta pelo título na Liga Revelação. Dois casos de sucesso visíveis de um trabalho que começou bem antes, e que foi brevemente detalhado esta semana, no Fórum Desporto da Antena Minho e do Correio do Minho.
“Este projecto de formação arrancou há seis anos. O clube teve visão para perceber que um projecto destes necessita de um ciclo de seis a 12 anos e que tínhamos de evoluir muito do ponto de partida para o ponto intermédio, que seria o ano do centenário (2024). Traçámos um objectivo para o primeiro ciclo de seis anos, que seria colocar dois ou três jogadores na I Liga, mas felizmente até conseguimos dobrar esse número (Gui Beleza, Miguel Monteiro, André Simões, Miro, Luís Barros e João Pinto)”, referiu Luís Ricardo Cerqueira, coordenador da formação do Gil Vicente, admitindo que esse é o “grande sucesso” do trabalho desenvolvido, “não tanto os resultados.”
Nesse sentido, e de há três anos a esta parte, o clube avançou com a criação de uma equipa de Sub-23, que pudesse permitir continuidade aos jovens.
“Todos percebíamos que seria muito difícil passar de um campeonato de Sub-19 para uma I Liga. Os Sub-23 permitem, durante dois, três ou quatro anos, que os jogadores consigam consolidar tudo o que foram as suas aprendizagens. A Liga Revelação é muito competitiva e, não havendo a pressão dos resultados, os jogadores conseguem mostrar todo o talento”, elogiou, reconhecendo também a importância do novo complexo desportivo, que nasceu recentemente nas imediações do Estádio Cidade de Barcelos.
“Este ano foi dado um passo muito grande. O centenário marca também uma nova era na história do Gil Vicente. O clube está a profissionalizar-se em vários departamentos e a dotar-se de profissionais do mais alto nível. Há uma comunhão muito grande entre todos e nós, na formação, sentimo-nos parte da estrutura. Essa união, capacidade de trabalho em equipa, com todos a sentirem-se valorizados e úteis, tem sido o segredo do crescimento sustentado do clube”, especificou.
Presentes no Fórum Desporto estiveram ainda Pedro Pinto e Gui Beleza, técnico e capitão dos Sub-19. “O sucesso é uma questão de mentalidade. Existe uma ideia comum, um espírito de colectivo único”, elogia o técnico gilista.
25 Janeiro 2025
25 Janeiro 2025
25 Janeiro 2025
24 Janeiro 2025
Deixa o teu comentário