10 Maio 2025
Dia da Europa foi assinalado em ‘Dia Aberto’ do Agrupamento de Escolas de Maximinos. O eurodeputado Francisco Assis veio celebrar numa comunidade educativa que é financiada em parte significativa pela União Europeia.
O eurodeputado socialista Francisco Assis defendeu ontem, na Escola Secundária de Maximinos, a “escola pública” como uma das grandes conquista do regime democrático em Portugal. Num encontro com alunos deste estabelecimento de ensino, que assinalou o Dia da Europa, o eurodeputado declarou que “a escola pública tem de ser permanentemente defendida”, já que “é ela quer permite a integração social e a preservação dos valores da democracia e da fraternidade”.
Francisco Assis assinalou “uma certa tendência para desvalorizar o ensino público”, algo que considerou “muito negativo, porque pode criar uma sociedade dual”.
Impressionado com o número de alunos estrangeiros que frequentam o Agrupamento de Escola de Maximinos, o eurodeputado abordou, no encontro com os alunos, a questão da imigração em Portugal, matéria que “temos de tratar com rigor e seriedade”.
À jovem plateia Francisco Assis lembrou que Portugal “é um país de emigrantes”, os quais, tal como os estrangeiros que procuram o nosso país para viver, sentem sempre dificuldades de integração.
“Se temos experiência de emigração, temos de saber acolher as outras pessoas”, avisou o eleito português no Parlamento Europeu.
A celebração do Dia da Europa coincidiu com o Dia Aberto do Agrupamento de Escolas de Maximinos, ocasião que o director Paulo Antunes aproveitou para relevar que, a par do Orçamento de Estado, a União Europeia “sustenta” a actividade aqui desenvolvida, seja através do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e Erasmus +, seja com o financiamento do ensino profissional.
“Valorizemos a União Europeia e aquilo que ela nos dá”, apelou o director do Agrupamento de Escolas de Maximinos.
Responsável de “um Agrupamento de Escolas que deve muito à Europa”,?Paulo Antunes assumiu um “projecto educativo de futuro para a cidade de Braga e para Portugal”, o qual tem vindo a responder ao crescimento demográfico por via da imigração.
“Temos 31% de alunos estrangeiros com muito gosto”, assumiu Paulo Antunes, destacando que Maximinos é “uma escola de portas abertas e de proximidade”.
Referiu que “a nossa proximidade é a inclusão”, pelo que, através do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, o Agrupamento de Escolas de Maximinos conta, desde 2010, com financiamento da União Europeia, recentemente confirmado no Programa comunitário Portugal 2030.
12 Maio 2025
12 Maio 2025
Vieira do Minho distinguido com selos “Rotas do Norte” por património histórico e cultural
12 Maio 2025
12 Maio 2025
Deixa o teu comentário