Braga, sexta-feira

Guimarães cria serviço de transporte flexível para períodos de baixa procura

Regional

26 Outubro 2020

Lusa

O concelho de Guimarães vai criar um Serviço de Transportes de Passageiros Flexível para situações de baixa procura, que colmatará o défice de oferta no período noturno e aos fins-de-semana e feriados, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município sublinha tratar-se de um serviço complementar à rede regular de transporte público, que tem ainda como objetivo garantir os níveis mínimos expressos no Regime Jurídico do Serviço Público de Transportes.
 

Apresentado durante a reunião de hoje do executivo, o serviço “está pensado de forma a ser possível a otimização dos percursos e horários, através de um sistema de reservas”.
 

As reservas serão idealmente efetuadas com um dia de antecedência e, em função dos pedidos existentes, será providenciada a gestão logística.
 

As reservas poderão ser efetuadas por telefone ou através de uma aplicação ou website.
 

A cobertura territorial está dividida em 10 zonas e em duas linhas, uma das quais no interior da freguesia de Polvoreira, entre a N105 e a EM579, e outra na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém, pela zona do Mourão.
 

A cobertura temporal divide-se em período escolar e férias escolares, subdividindo-se cada um destes períodos em dias úteis e sábados, domingos e feriados.
 

Haverá o período diurno, que funcionará entre as 08:00 e as 20:00, e o período noturno, entre as 20:00 e as 24:00.
 

Para o presidente da Câmara, Domingos Bragança, este “é um serviço que vem dar resposta às carências que hoje se verificam no concelho de Guimarães”.
 

O autarca manifestou a intenção de fixar o preço ao utilizador com base no mesmo valor pago no serviço regular, sendo o montante da reserva descontado no preço final.
 

A frota que estará ao serviço do Transporte Flexível será 100 por cento elétrica, sendo constituída, inicialmente, por três mini-bus.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho