Braga, sexta-feira

Guimarães inaugura Gabinete de Apoio ao Cuidador

Regional

19 Fevereiro 2021

Lusa

A Câmara de Guimarães inaugurou hoje o Gabinete de Apoio ao Cuidador, para cuidar de quem cuida, sejam pessoas ou instituições, anunciou o município.

O gabinete vai funcionar sob a coordenação de uma psicóloga, na sede da delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa.
 

Preconiza um trabalho em rede, tendo hoje sido assinados acordos de parceria com 22 instituições.
 

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, sublinhou que o cuidador informal “dá muito de si, e em tantas situações mais do que pode, levando ao limite a sua resistência física e psicológica, no cuidar do familiar, da pessoa ao seu cuidado, em doenças muito debilitantes, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana e todo o ano, ao longo de anos, sem descansar um dia e sem férias”.
 

“É importante e necessário dar um apoio especializado aos nossos cuidadores, através da partilha do conhecimento e de um espírito de entreajuda que pode resultar do trabalho excecional que tem sido desenvolvido pela Rede Social”, apontou, destacando que “a cooperação é essencial, através da bolsa de recursos e competência existentes”.
 

O projeto do Gabinete do Cuidador é já uma resposta criada no âmbito do programa “Guimarães, Concelho Cuidador”.
 

Este programa pretende “agregar esforços e potenciar sinergias de todos os projetos e iniciativas que as entidades e associações locais estão a desenvolver nesta matéria, proporcionando-lhes os recursos e apoios necessários para a boa prossecução da sua atividade”, salientou a vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.
 

O Gabinete de Apoio ao Cuidador vai funcionar às terças-feiras, das 10:00 às 12:30, e quintas feiras, das 15:00 às 17:30.
 

Alguns dos parceiros são a Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa, Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Associação Adaptar Vidas, Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães e Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães.

 

A Associação Social de Pevidém Vida a Cores, Associação para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam, Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação, Cooperativa de Apoio Social e Cultural e Centro Juvenil de S. José são outros dos parceiros.
 

A parceria envolve ainda os centros sociais e paroquiais de Vila Nova de Sande, de Santa Eulália de Nespereira e Nossa Senhora do Carmo, além do Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, a Fundação Bomfim, Hospital da Senhora da Oliveira, Lar de Santa Estefânia, Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, Projeto Consigo e a Tempo Livre.

Deixa o teu comentário