Braga, segunda-feira

Guimarães investe 15,1 ME no serviço público de transporte rodoviário

Regional

02 Fevereiro 2021

Lusa

O serviço público de transporte rodoviário de passageiros de Guimarães foi adjudicado por 15,1 milhões de euros e 10 anos, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município acrescenta que o contrato de concessão foi hoje assinado, entre a Câmara e a empresa GUIMABUS - Empresa Transportes de Guimarães, sociedade comercial constituída pelo adjudicatário Vale do Ave Transporte.
 

Para que a nova concessão entre em funcionamento, é ainda preciso esperar pelo visto prévio do Tribunal de Contas.
 

“Representará uma revolução no transporte coletivo de passageiros, pela abrangência a todo o concelho, e na sustentabilidade ambiental, pela emissão de carbono zero nos 22 autocarros elétricos”, referiu o presidente da Câmara, citado no comunicado.
 

Já o administrador da empresa Vale do Ave Transportes, Fernando Salgado, disse que se trata de um “marco histórico”, dado o novo modelo de contratualização que será implementado, e perspetivou uma diferenciação ao nível da oferta, qualidade da frota e plataformas digitais.
 

“Iremos introduzir inovações ao nível da comunicação com o cliente, localização em tempo real dos veículos e venda de títulos online”, salientou.
 

A concessão consigna um serviço de transporte público de âmbito municipal, em articulação com o serviço intermunicipal, sob tutela da Autoridade de Transportes da Comunidade Intermunicipal do Ave.

Deixa o teu comentário