Braga, quinta-feira

Guimarães reforça apoio aos mais carenciados na aquisição de medicamentos

Regional

16 Novembro 2020

Redação

A Câmara de Guimarães aprovou hoje, em reunião do executivo, o reforço de um protocolo com a Associação Dignitude, para permitir o acesso gratuito a medicamentos a mais munícipes carenciados.

A Câmara de Guimarães aprovou hoje, em reunião do executivo, o reforço de um protocolo com a Associação Dignitude, para permitir o acesso gratuito a medicamentos a mais munícipes carenciados.

O protocolo iniciou em 2018 e já abrangia cerca de 1.300 munícipes, sendo agora alargado a mais 200.

Cada contemplado é dotado de um cartão que lhe assegura o acesso livre, rápido e eficaz a medicamentos nas farmácias do concelho aderentes.

A Divisão de Ação Social do município identifica, referencia e atribui os cartões, que garantem aos munícipes beneficiários a cobertura total do valor não comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde na aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica.

“Este processo afigura-se muito vantajoso para os beneficiários, pois, para além de não existir um plafond associado, depois de atribuído o respetivo cartão deste programa cada pessoa pode, autonomamente, escolher dirigir-se a uma das farmácias aderentes e adquirir a sua medicação, sem necessidade de apresentação de orçamentos, e sem tempo de espera”, lê-se na proposta hoje aprovada.

O município contribui com 100 euros anuais por beneficiário, competindo-lhe igualmente a referenciação dos beneficiários e a entrega dos cartões aos munícipes.

A responsabilidade da emissão dos cartões cabe à associação Dignitude, “o que permite garantir que este apoio é concedido a quem efetivamente necessita”.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho