28 Outubro 2019
A Câmara de Idanha-a-Nova propôs uma parceria cultural com a cidade de Braga, que está a preparar a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, anunciou hoje o presidente daquele município.
"O objetivo é que a rede composta pelas cinco cidades criativas portuguesas da UNESCO possa contribuir para enriquecer a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura, de forma a potencializar a sua programação cultural em áreas tão diversas como o artesanato, a literatura, a música ou a relação entre arte e tecnologia", explica, em comunicado, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
O desafio do autarca deste município do distrito de Castelo Branco surge após a assinatura do protocolo de colaboração para criação da Rede Portuguesa das Cidades Criativas da UNESCO, que teve lugar recentemente, em Braga, e que foi celebrado por Idanha-a-Nova, Amarante, Barcelos, Braga e Óbidos.
Esta parceria prevê o desenvolvimento de um evento conjunto para celebração da criatividade, a colaboração na organização de uma Conferência Nacional Bienal sobre Cidades Criativas, a criação de um ‘website' promocional e o acesso a uma Bolsa de Oportunidades para Criativos e Cidades.
Pretende ainda o reforço de parcerias ou projetos no contexto das Cidades Criativas, envolvendo a comunidade académica e outras entidades ligadas à investigação, e a procura de fundos nacionais e internacionais para desenvolvimento de projetos conjuntos.
"O objetivo passa por fortalecer a ligação entre os cinco municípios signatários e de inspirar redes efetivas de cultura e criatividade em Portugal, através da promoção da criatividade aplicada às cidades e às suas estratégias de desenvolvimento territorial sustentável, no contexto dos princípios da Rede das Cidades Criativas da UNESCO", conclui.
14 Janeiro 2021
14 Janeiro 2021
Concerto de Dino dSantiago com Surma marca arranque da Taça da Liga de futebol em Leiria
13 Janeiro 2021
10 Janeiro 2021
Críticos dos EUA votam Vitalina Varela como quarto melhor filme de língua estrangeira
05 Janeiro 2021
Deixa o teu comentário