Braga, sexta-feira

Inaugurada a Via Ciclo Pedonal

Regional

08 Julho 2021

Redação

Novo acesso construído entre Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim conta com uma extensão de 27 quilómetros. A Via está pavimentada com asfalto e dispõe de iluminação pública.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, inauguram, no próximo sábado, dia 10 de Julho, a Via Ciclo Pedonal entre Vila Nova de Famalicão e a Póvoa de Varzim.

O novo acesso foi construído no antigo ramal ferroviário que liga as duas cidades, numa extensão total de 27 quilómetros.

Paulo Cunha e Aires Pereira vão começar por destapar a placa alusiva à abertura da infraestrutura junto ao início da ciclovia, em cada concelho.

Depois encontram-se, pelas 10 horas, no ponto do percurso que marca a fronteira entre os dois territórios, na passagem de Gondifelos para Balasar .

A nova infraestrutura oferece condições de excelência para a mobilidade sustentável e para a prática desportiva ou lazer.

O antigo trajecto dos comboios, que encerrou em 1995, deu lugar às pessoas que a pé ou de bicicleta podem agora desfrutar de um percurso com rio, árvores, campos, passadiços, hortas e animais.

A Via Ciclo Pedonal posiciona-se como um novo eixo de mobilidade que permite à população a substituição de estradas e automóveis.

Tem iluminação pública em toda a sua extensão e está pavimentada com asfalto e pintura a distinguir os espaços para peões e bicicletas.

O mesmo perfil, desenho, largura e equipamentos da via é resultado do trabalho de cooperação técnica entre os dois municípios. Cada um promoveu a execução da empreitada no seu concelho, tendo por base de partida o mesmo projecto.

Na obra, esteve em causa um investimento total de 4,333 644,27 euros.

Deixa o teu comentário