Braga, quinta-feira

INL e UMinho integram Noite Europeia dos Investigadores

Regional

20 Agosto 2021

Miguel Viana Miguel Viana

Encontro decorre em Braga, Lisboa, Coimbra e Évora a 24 de Setembro e tem como tema Ciência para o Clima.

O INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e a Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) integram o consórcio nacional responsável pela pela organização da Noite Europeia dos Investigadores 2021 (NEI 2021), que vai decorrer em Portugal na tarde e noite de 24 de Setembro próximo. O encontro tem como tema central a ‘Ciência para o Clima’ e, além de Braga, decorre também em Lisboa, Coimbra e Évora. As actividades decorrem entre as 16 e as 23 horas do dia 24 de Setembro, com um programa ‘online’ e com a realização de actividades a nível local.


O tema da edição deste ano está alinhado com o Pacto Ecológico Europeu que propõe que o impacto das actividades humanas no clima seja neutro até 2050, através da promoção de iniciativas que protegem o meio ambiente e impulsionam a economia verde, reduzindo a poluição. O objectivo é promover a relevância da ciência e da investigação para a neutralidade climática.
 

 Durante o encontro, os vários especialistas presentes vão explicar a ciência que fazem e envolver o público participante em várias actividades da Noite dos Investigadores e nas que serão entretanto divulgadas. A simulação do funcionamento de uma estação de tratamento de águas, jogos de perguntas sobre as emissões de carbono, experiências sobre as profundezas do oceano, sessões sobre o uso da biomassa, a permacultura (planeamento de ambientes) urbana ou as diferentes formas de aproveitamento dos recursos naturais são algumas das actividades da Noite dos Investigadores.


O público alvo do projecto são os jovens, que serão incentivados a contribuir activamente com soluções através da escolha de carreiras científicas.


O consórcio do projexto europeu inclui como parceiros o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, a Nova School of Sciences and Technology da Universidade Nova de Lisboa, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Universidade de Évora e a Universidade de Coimbra.

Deixa o teu comentário