Braga, quinta-feira

Investigadores da UMinho propõem transição energética centrada em sistemas fotovoltaicos

Regional

29 Outubro 2020

Redação

Os investigadores Joaquim Carneiro e Mário Passos, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, defendem um novo paradigma energético para Portugal com base nos sistemas fotovoltaicos.

Os investigadores Joaquim Carneiro e Mário Passos, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, defendem um novo paradigma energético para Portugal com base nos sistemas fotovoltaicos. Os autores apresentam o projeto no livro “Sistemas Fotovoltaicos - Fundamentos sobre Dimensionamento”, fruto de vários anos de pesquisa, que foi agora divulgado na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

O peso da fileira fotovoltaica é cada vez mais relevante nas energias renováveis em Portugal, que recebe elevados níveis de fluxo solar, além de ter um impacto muito positivo no clima e na melhoria da balança comercial do país, reduzindo assim a importação de fontes fósseis, explicam Joaquim Carneiro e Mário Passos. Portugal assumiu em 2016 o desígnio da promoção e materialização da transição energética, com vista à neutralidade carbónica em 2050, através da drástica redução das emissões de gases com efeito de estufa e, também, da intensificação de fontes de energia endógenas e renováveis

No livro, os investigadores da UMinho caraterizam os sistemas fotovoltaicos, aprofundam sobre materiais semicondutores e propriedades optoelectrónicas, fornecem metodologias de cálculo e resolvem casos de estudo, auxiliando assim na conceção, dimensão e instalação daqueles sistemas, quer sejam autónomos, ligados à rede e por bombagem de água, por exemplo. Os conteúdos refletem também a experiência dos autores em investigações sobre novos materiais e em projetos letivos, como no mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente e na licenciatura em Ciências do Ambiente.

Joaquim Carneiro é professor do Departamento de Física da UMinho e o colega Mário Passos cessou funções docentes no Departamento de Química para exercer como vereador do Município de Famalicão. O livro da Engebook/Quântica Editora tem como público-alvo os professores, os estudantes dos ensinos secundário e superior e os profissionais das áreas de física, ciências do ambiente e das engenharias eletrónica industrial, mecânica, civil e de materiais, entre outros.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho