Braga, quinta-feira

IP lança concurso público para ligação Maia-Trofa por 32 ME

Regional

23 Outubro 2020

Lusa

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou hoje o concurso público para a construção da segunda fase da variante à Estrada Nacional 14 (EN14), entre a Maia e a Trofa, pelo preço base de 32 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Lusa, a IP refere que a empreitada diz respeito a um troço com cerca de 10 quilómetros, entre a Maia (Via Diagonal) e a Trofa (Interface Rodoferroviário), que se apresentará com um perfil transversal tipo 1x1 vias.
 

No que respeita a obras de arte especiais, serão construídos quatro viadutos e uma ponte.
 

Em causa estão os viadutos sobre a Ribeira do Arquinho, de Vilares, das Covas e sobre o Vale de S. Roque, bem como a ponte sobre o rio Trofa, com 750 metros de extensão.
 

Serão também construídos sete restabelecimentos de vias municipais, “preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características, nomeadamente em termos de perfil transversal”.
 

Os nós e respetivas rotundas associadas serão dotados de iluminação.
 

A variante será uma alternativa à EN14, que liga Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, à Maia, no distrito do Porto, e que se apresenta “completamente congestionada”.
 

Em declarações à Lusa, em 23 de setembro, o presidente da Câmara da Trofa explicou que a conclusão da variante vai tirar "muito trânsito pesado à EN14, já de si saturada", citando "estudos recentes da câmara" que "mostram que o tráfego supera os 600 veículos/hora".
 

"Andávamos a falar de números na ordem dos 40 mil carros de tráfego médio diário, mas na verdade é superior, atingindo, em algumas áreas, os 50 mil. E desses, 20% são pesados", declarou Sérgio Humberto sobre "uma das estradas nacionais com maior tráfego no país".
 

Na publicação do procedimento, em Diário da República, é fixado um prazo de 660 dias para a execução da variante, dispondo as empresas interessadas de 45 dias para apresentação de propostas.

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