15 Abril 2025
Politécnico está entre as melhores instituições de ensino do mundo nas áreas da gestão e economia, investigação e ensino e ligação à indústria.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) integra, pelo segundo ano consecutivo, a lista das melhores instituições de ensino superior do mundo da Times Higher Education World University Rankings by Subject.
As áreas de Business and Economics (negócios e económicos), Computer Science (ciência da computação), Medical and Health (medicina e saúde) e Social Sciences (ciências sociais) foram aquelas em que o IPVC mais se destacou.
A classificação internacional teve como base a qualidade do ensino, investigação, impacto global e ligação com a indústria.
Na área de Business and Economics, o IPVC posiciona-se no intervalo 801+, reflectindo o crescimento e impacto da formação em gestão e economia.
Em Computer Science, Medical and Health e Social Sciences, a instituição surge na faixa 801-1000, demonstrando a qualidade e relevância da investigação e ensino nestas áreas.
O ranking avalia mais de duas mil instituições de 115 países, sendo que apenas 15 instituições de ensino superior portuguesas conseguiram um lugar nesta lista de prestígio.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, revelou que os resultados “demonstram a capacidade do IPVC em afirmar-se num contexto altamente competitivo, onde a qualidade do ensino e a investigação são factores determinantes. Continuamos empenhados em potenciar as nossas áreas de especialização, promovendo a ligação com a indústria e fortalecendo a nossa rede internacional”.
A avaliação das instituições de ensino superior feita pelo Times Higher Education World University Rankings by Subject, assenta em 18 indicadores de desempenho, organizados em cinco pilares: Ensino (avalia a reputação do ensino ou a proporção de estudantes por docente), Ambiente de Investigação (mede a reputação em investigação, o rendimento da investigação e a produtividade), Qualidade da Investigação (inclui métricas como impacto das citações, força da investigação, excelência e influência da investigação), Perspectiva Internacional (considera a proporção de estudantes e docentes internacionais e a colaboração internacional em investigação) e a Ligação com a Indústria (avalia o rendimento proveniente da indústria e as patentes).
Deixa o teu comentário