Braga, sexta-feira

Jorge Rito: Resultados são fruto da aposta na formação

Desporto

22 Abril 2020

Redação

Jorge Rito participou numa videoconferência da Federação de Andebol de Portugal, com Paulo Pereira, seleccionador nacional de andebol, e afirmou que os recentes resultados de excelência das selecções nacionais são resultado da aposta que houve.

Um ciclo de formação que está a ser organizado e difundido pela Federação de Andebol de Portugal contou ontem com a participação especial de Jorge Rito, treinador da equipa sénior do ABC/UMinho e também professor e treinador das equipas de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Maximinos. O professor esteve a participar no 4.º Ciclo de Formação Online, organizado pela Federação de Andebol de Portugal e que ontem contou com uma palestra por parte de Paulo Pereira, seleccionador nacional de andebol, que esteve a apresentar o tema ‘Progressão Metodológica na Forma de Competir’, em que abordou também a questão da formação dos jovens jogadores e da importância que a aposta nesses escalões está a ter e poderá ainda reforçar a sua importância na evolução da modalidade.

Jorge Rito também deixou a sua opinião nesta conversa, tendo falado concretamente na formação e nos resultados que a aposta que tem sido realizar tem vindo a permitir alcançar. O treinador bracarense deu mesmo os exemplos das recentes conquistas das selecções nacionais mais jovens e também da selecção principal portuguesa que, por exemplo, alcançou um brilhante e inédito sexto lugar no Campeonato da Europa.

“Tenho tido, nestes últimos anos, o privilégio de ter uma carreira de treinador dupla, já que estou ligado aos seniores e, ao mesmo tempo, tenho outra paixão, que é o Desporto Escolar, e estou a treinar infantis A e B que me têm dado uma alegria incrível”, começou por dizer o treinador dos academistas, Jorge Rito, para logo acrescentar que, nos dias que correm, não se pode passar “a ideia de que não estamos a trabalhar bem na formação ou de que estamos a trabalhar mal na formação. Vistas bem as coisas, temos resultados desportivos internacionais, mais recentes - os dois últimos resultados jovens, nos campeonatos do mundo, foi algo inédito em termos de selecções nacionais - temos as nossas selecções compostas por jovens jogadores super-talentosos e que são pretendidos pelas melhores equipas europeias, temos nas principais equipas portuguesas jovens de uma talento impressionante. Isto resultado de um processo de iniciação e de formação que se iniciou há dez anos”.

Jorge Rito continuou o seu discurso dando os parabéns aos profissionais da formação que têm trabalhado estes jovens, considerando que foram eles que permitiram o sucesso desta aposta que foi feita.
“Temos, com esta realidade de hoje, fazer uma vénia muito grande aos treinadores da formação que têm descoberto estes jovens, que os têm trabalhado e que os têm acompanhado neste processo de formação, até este nível de evolução e rendimento”, frisou o técnico, acrescentando que “temos em Portugal jovens jogadores que são muito bons e que, de certeza absoluta, só o são porque foram resultado de um processo de formação equilibrado e pensado e com grande qualidade.”

Este quarto ciclo de formação online promovido pela Federação vai continuar nos próximos dias, com a abordagem de vários temas interessantes para o desenvolvimento da modalidade.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho