Braga, quinta-feira

José Manuel Fernandes é o eurodeputado luso mais influente

Regional

21 Outubro 2022

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

José Manuel Fernandes é o 25.º deputado europeu mais influente, de acordo com um ranking elaborado pela EUMatrix. O minhoto já se destacava no ano passado no ranking da VoteWatch Europe.

O eurodeputado minhoto eleito pelo PSD é o português melhor posicionado num ranking agora divulgado pela EUMatrix. Na lista dos 100 deputados europeus mais influentes, José Manuel Fernandes surge em 25.º lugar.

Uma escala que avalia os eurodeputados de 0 a 100, José Manuel Fernandes obtém a avaliação de 55.82 pontos.

São apenas quatro os eurodeputados portugueses que conseguiram figurar no ranking elaborado pela EUMatrix, uma agência de consultoria com sede em Bruxelas, que mediu a influência que os deputados do Parlamento Europeu estão a exercer sobre a legislação da União Europeia e as posições do Parlamento Europeu em geral.

O socialista Pedro Silva pereira surge em 26.º lugar, com uma pontuação de 55.46.

Paulo Rangel, do PSD, figura em 72.º lugar, avaliado com uma pontuação de 42.79.

José Gusmão, do Bloco de Esquerda, fecha o ranking, figurando na 100.ª posição, com a avaliação de 38.78.

O ranking é liderado por Roberta Metsola, de Malta, a presidente do Parlamento Europeu.

Em 2.º lugar surge o alemão Manfred Weber, presidente do Partido Popular Europeu (PPE).

A finlandesa Heidi Hautala, vice-presidente do Parlamento Europeu, está em 3.º lugar.

Em 4.º lugar, surge Iratxe García Pérez, a espanhola que lidera o grupo parlamentar da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas.

A fechar o top 5, está o belga Johan Van Overtveld, que é o presidente da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu.

O estudo da EUMatrix foi coordenado por Doru Peter Frantescu, CEO da EUmatrix.eu (ex-CEO da VoteWatch Europe), que tem 15 anos de experiência na medição da dimensão política da elaboração de políticas da UE.

“Esta é uma análise objectiva, qualitativa e quantitativa que visa destacar quais deputados estão moldando as leis em nome de mais de 440 milhões de cidadãos da UE. É um instrumento fundamental para garantir a transparência do lado democrático da elaboração das políticas da UE. Utilizamos uma metodologia rigorosa com indicadores sólidos e transparentes que foram ponderados com base nas nossas interacções com os profissionais que trabalham no Parlamento Europeu e com o Parlamento Europeu”, refere Doru Peter Frantescu, a propósito do ranking.

Frantescu nota que “é importante ressaltar que diferentes deputados do Parlamento Europeu são influentes em diferentes áreas, razão pela qual construímos um índice de influência política geral/dissipada e índices separados que medem a influência concentrada em sectores-chave da política, como energia, saúde, agro-alimentar e digital”.

O ranking pode ser consultado na página online da EUMatrix.

Deixa o teu comentário