Braga, quarta-feira

José Rolo: Cancelamento das provas é triste, mas é a decisão mais acertada

Desporto

15 Abril 2020

Redação

José Rolo, andebolista bracarense a jogar na Holanda, fala sobre as medidas que teve que adoptar como prevenção contra a Covid-19 e as diferenças que observa entre os dois países.

O andebolista bracarense José Rolo está em isolamento preventivo na Holanda . como estaria também em Portugal, onde representa a equipa do Hurry-Up. Isolado, mas não longe do mundo e dos seus, procura acompanhar bem de perto a situação em Portugal, onde tem a sua família e amigos.

Confinado perante a pandemia, o atleta descreveu ao Correio do Minho os seus dias em terras holandesas, revelando as medidas que todos foram obrigados a cumprir e que são, na sua opinião, muito equivalentes às portuguesas... e necessárias.

“Como em praticamente todo o mundo, vive-se na expectativa do que irá acontecer nas próximas semanas. No plano pessoal tento seguir todas as normas de segurança recomendadas pelas entidades sanitárias, entre as quais sair de casa apenas para o estritamente necessário”, começa por referir José Rolo, para logo afirmar que acompanha sempre ao máximo a evolução da situação em Portugal: “arrisco- -me a dizer que acompanho mais a situação de Portugal do que propriamente a da Holanda. Apesar de viver aqui, toda a minha família e amigos estão em Portugal, então acabo por estar sempre mais a par do que se passa no meu país, do que aquilo que está a acontecer aqui. Claro que acompanho, mais propriamente na cidade onde vivo, todavia o meu foco principal é Portugal”.

Quanto a medidas de prevenção, enquanto atleta e cidadão José Rolo afirma-se bem consciente daquilo que tem que fazer e das rotinas que vai procurando criar para se manter seguro e bem fisica e mentalmente.

“Enquanto atleta a medida mais impactante até ao momento foi o cancelamento de todas as competições que estavam a decorrer. Apesar de ser triste acabar a época antes de se discutir as fases finais do Campeonato e da Taça da Holanda, acredito que esta foi a decisão mais acertada por parte da federação. Enquanto cidadão, as principais medidas passam por seguir os conselhos das entidades de saúde responsáveis e evitar ao máximo o contagio do vírus, embora a mais complicada é, naturalmente, a situação de isolamento social, algo que poucos ou praticamente ninguém estava habituado”, afirmou o bracarense que apresentou também as suas actuais rotinas: “ainda estou numa fase de habituação, mas tem sido muito difícil chegar ao final do dia e não treinar, acabando por passar os fins-de-semana inteiros em casa, pela ausência dos jogos. Tento passar o tempo a ver filmes e séries e aproveito também para pôr a leitura em dia. A internet também tem dado uma ajuda fantástica para manter o contacto com a minha família, namorada e amigos. Neste momento penso que as medidas de prevenção são bastante similares. Aqui também se procedeu ao encerramento de escolas, bares e restaurantes, todo o tipo de actividade física em grupo, espectáculos e concertos. Basicamente tudo o que envolva concentração de pessoas está temporariamente proibido, apenas funcionando os serviços considerados essencias”.

Entre Portugal e Holanda as relações estiveram, bem recentemente, algo tensas depois da torca de algumas declarações me- nos amigáveis entre o primeiro-ministro António Costa e o ministro das finanças holandês, que entretando já se retratou publicamente pelos comentários que fez. Apesar de ter tido conhecimento da situação, José Rolo afirma que não teve qualquer tipo de feedback na Holanda relativamente à mesma. “Li a notícia, dando conta desse desentendimento entre o nosso primeiro-ministro e o ministro das finanças holandês, mas sinceramente não tive qualquer tipo de feedback em relação a isso aqui na Holanda” afirmou o jogador que deixou ainda um apelo para que todos “fiquem em casa”.

José Rolo
É um dos nomes bem conhecidos do andebol nacional e, principalmente, no mundo da modalidade em Braga. José Pedro Coelho Martins Rolo é um bracarense de gema que tem representado o desporto nacional e da cidade a nível internacional.

Aos 31 anos, encontra-se neste momento a vivenciar a sua segunda experiência no andebol internacional tendo, desta vez, a Holanda como base, depois de algumas épocas (seis temporadas) em que esteve a competir em terras de Angola.

Natural de Braga, começou muito cedo a jogar andebol no ABC/UMinho, onde cumpriu toda a sua formação, passando pelos diversos escalões até chegar aos seniores, onde conquistou dois campeonatos nacionais e duas taças de Portugal.

Esteve na equipa bracarense até à temporada 2012/2013, dando depois início à sua primeira experiência internacional, no andebol africano, onde representou os angolanos do 1.º de Agosto durante seis épocas, tendo-se sagrado cinco vezes campeão nacional pela formação de Luanda, vencendo ainda três vezes a Taça de Angola e uma vez a Supertaça. Voltou a Braga e ao ABC na temporada 2018/2019, tendo na altura assinado contrato por dois anos, com mais um de opção.

Mas o apelo do estrangeiro voltou a falar mais alto. Cumpriu apenas uma época no ABC/UMinho e, na presente temporada, encontra-se a disputar a BENE-League, a divisão maior do campeonato holandês de andebol, em representação da equipa do Hurry-Up, da cidade de Zwartemeer, que praticamente faz fronteira com a Alemanha.

No campeonato, a equipa holandesa ocupava, até à interrupção do mesmo motivada pela pandemia de Covid-19, o sétimo lugar, com 20 pontos conquistados em 22 jogos, e encontrava- -se apurada para disputar os quartos-de-final da Taça da Holanda, tendo ainda disputado a segunda eliminatória da Taça EHF, onde foi eliminada pelos suecos do Alingsas HK. A título individual, José Rolo somou 67 golos apontados, nos 25 jogos em que participou.

Ao Correio do Minho, o jogador contou um pouco das suas rotinas que foram agora totalmente alteradas pelo Covid-19.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho