Braga, quarta-feira

Jovens do distrito comprometidos com a sustentabilidade ambiental

Regional

13 Agosto 2020

Redação

Perto de meia centena de jovens participaram em acções sensibilização na Praia Fluvial da Adaúfe e na Praia de Foz do Neiva, Esposende, para assinalar o Dia Internacional da Juventude. Um motor para mobilizar a sociedade para um futuro mais verde.

Mais de uma dezena de jovens participaram ontem numa acção de sensibilização ambiental na Praia Fluvial de Adaúfe, iniciativa inserida nas comemorações do Dia Internacional da Juventude promovidas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).


A sustentabilidade ambiental foi a temática escolhida para assinalar a efeméride deste ano, mostrando o compromisso dos jovens com o planeta.
 

Além da praia fluvial de Adaúfe, no distrito a acção foi replicada na Praia da Foz do Neiva, em Esposende, contando com mais de vinte participantes.
 

Espaço de lazer por excelência no concelho, a praia de Adaúfe, galardoada com Bandeira Azul, acolhe milhares de pessoas durante a época estival. Uma oportunidade única para os jovens participantes sensibilizar os seus pares para a importância da preservação do meio ambiente como garante de um futuro mais promissor.
 

Joana Oliveira decidiu participar nas duas iniciativas distritais. Em Adaúfe encontrou um espaço limpo, fruto de várias acções de limpeza que o espaço tem sofrido, mas considera que a sensibilização é imprescindível numa altura em que o planeta dá gritos de alerta. “Colocar jovens a sensibilizar outros jovens é crucial para o futuro do planeta é de todos”, diz.
 

Tiago Teixeira, outro dos participantes, considera que este tipo de iniciativas são “extremamente importantes” para um problema que atinge a todos. “Precisamos de continuar a promover hábitos de economia circular, economias verdes, formas de estarmos preparados para as alterações climáticas que são cada vez mais impactantes a nível mundial. Tivemos o Julho mais quente dos últimos 90 anos!”, aponta o jovem bracarense, considerando que “foi muito feliz” a ideia de associar a celebração do Dia Internacional da Juventude à sustentabilidade ambiental. “Quanto mais cedo enraizarmos bons hábitos nas pessoas melhor”, continua o bracarense.


Em tempo de pandemia, o Covid-19 também não passou à margem desta acção, com os jovens a sensibilizar os veraneantes a depositar o material de protecção individual nos locais recomendados pelas autoridades competentes.


Em declarações ao CM, o director regional do Norte do IPDJ referiu que o que se espera é que estas acções “tenham efeitos multiplicadores” no futuro. “Os jovens têm um poder transformador. Transformam-se a eles próprios e aos que os rodeiam”, disse Vítor Dias, realçando o papel que a juventude tem nos dias de hoje, mas também em “em comunhão com todos”.


“A nossa ideia é que através dos jovens arrastemos toda a sociedade para um combate que é de todos”, continua ainda o dirigente.


Vítor Dias diz que estas acções surgem num contexto particular de pandemia onde se tem chamado a atenção para a necessidade de salvaguardarmos o ambiente também dos materiais de protecção que estamos a utilizar, sobretudo as máscaras, encaminhando-as para os locais apropriados.


“Lembrámos que as máscaras levam 450 anos a serem destruídas”, remata.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho