Braga,

Jovens vão recolher lixo da Praia de Adaúfe

Regional

09 Agosto 2020

Redação

Iniciativaestá integrada nas comemorações do Dia Internacional da Juventude que vai sensibilizar para a sustentabilidade ambiental.

Jovens de Braga e Esposende participam, no próximo dia 12, numa acção de recolha de lixo na Praia Fluvial de Adaúfe e na Praia da Foz do Neiva, respectivamente. A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Internacional da Juventude e é organizada em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e em estreita colaboração com a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga (FAJUB).


A acção, que é replicada a nível nacional, vai decorrer dentro das regras impostas pela Direcção- -Geral da Saúde, vai levar para a rua mais de 700 jovens, em grupos de dez elementos, espalhados por mais de 35 praias, duas por distrito, costeiras e fluviais, contando com apoio de todos os municípios envolvidos. O objectivo, na celebração da data, é sensibilizar a juventude para a sustentabilidade ambiental, com a recolha de lixo nas praias.
 

Na Praia Fluvial de Adaúfe a acção decorre entre as 10 e as 13 horas e, em Esposende, entre as 15 e as 18 horas.


2020 é o ano marcado pelos 75 anos da Carta das Nações Unidas, tendo em conta que a comunidade internacional tem exactamente uma década para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim, a Organização das Nações Unidas estabeleceu como tema para este Dia Internacional da Juventude o ‘Compromisso Jovem para a Acção Global’.


Recorde-se que, em 1999, através da Resolução 54/120, a Assembleia Geral das Nações Unidas endossou a recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (que teve lugar em Lisboa, entre 8 e 12 de Agosto) fosse declarado como Dia Internacional da Juventude.


O objectivo, segundo o IPDJ, é esclarecer a necessidade de envolver o jovens, tornando as instituições locais, nacionais e globais mais “inclusivas”, de forma a fortalecer a sua capacidade e relevância em alcançar uma acção global.


Actualmente, existem cerca de 1,8 mil milho?es de jovens entre os 10 e os 24 anos de idade, cerca de um quarto da população mundial, e torna-se, por isso, imprescindível realcar a importância da juventude para o progresso da sociedade e para o urgente combate ao flagelo das alteracões climáticas.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho