Braga, quarta-feira

Junta de São Victor ofereceu festa natalícia a 800 crianças da freguesia

Regional

02 Janeiro 2020

Redação

Os alunos do pré-escolar e básico da freguesia de S. Victor encheram o grande auditório do Altice Forum Braga de alegria e entusiasmo, protagonizando vários momentos da Festa de Natal promovida pela Junta de Freguesia.

Cerca de 800 crianças encheram de entusiasmo e muita alegria o grande auditório do Altice Forum Braga, onde decorreu a Festa de Natal das Escolas de S. Victor, promovida pela Junta de Freguesia local.


A festa foi conduzida pela dupla de palhaços da Companhia Malad’arte, que introduziu as escolas e as suas performances.


No final das apresentações escolares, a festa prosseguiu com a apresentação da peça de teatro ‘Charlie e a Fábrica de Chocolate’, interpretada pela companhia de teatro ‘Malad’arte’, que captou a atenção de todo o público presente no auditório.
 

“Esta é uma iniciativa das que mais orgulho nos preenche e é uma espécie de prenda que a autarquia dá às crianças numa celebração daquilo que deve ser também a própria juventude e infância, precisamente porque sabemos a importância que tem a educação formal e o papel importante desempenhado pelas escolas enquanto agentes formadores”, sublinhou Ricardo Silva, presidente da Junta de S. Victor, destacando, no entanto, que “também é preciso haver espaço e tempo para as crianças poderem brincar e divertirem-se”.


“Esta festa é também importante para que haja este convívio entre os estabelecimentos de ensino da freguesia no sentido de os alunos se irem conhecendo e também para que partilhem o orgulho de pertencer à freguesia de S. Victor”, acrescentou.
 

Como é tradição, a Junta de Freguesia aproveitou a Festa de Natal para entregar os prémios relativos aos concursos de postais e de contos de Natal promovidos nas escolas.


Pelo 5.º ano consecutivo, referente aos Postais de Natal, a Junta decidiu atribuir um vencedor por cada escola. Assim, Dinis Freitas foi o vencedor da EB 1 de S. Victor, tal como a aluna Ilona do JI/EB1 das Enguardas, Daniel Machado da EB1/JI do Bairro da Alegria, Ricardo Campos Rocha da EB1 Santa Tecla, Sofia Ribeiro da EB1 do Bairro Eng. Duarte Pacheco e Yoline Karst do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
 

Os desenhos vencedores dão origem a seis postais de Natal que a Junta de Freguesia edita e que envia às entidades parceiras a desejar Boas Festas.
 

Igual procedimento foi adoptado no Concurso dos Contos de Natal, tendo os vencedores ficado automaticamente seleccionados para ver o seu conto publicado no livro digital que a Junta de Freguesia pretende lançar.


Assim, na Escola S. Victor n.º7 o vencedor foi Ruben Oliveira com ‘Aventura de Natal’; das Enguardas, da EB1/JI Bairro Alegria, o texto seleccionado foi o de Ana Leonor Silva, com o título ‘A Casa Misteriosa’; na EB1 Santa Tecla, Arthur Gomes de Arruda venceu com o texto ‘O Segredo de Natal’; na EB1 Bairro Eng. Duarte Pacheco a vencedora foi Carolina Daniela Alves com o conto ‘O Anjinho Perdido’; e no Conservatório Música Calouste Gulbenkian, Joana Dantas Sousa venceu o concurso com o conto ‘O Natal em Marte’.
 

Para Ricardo Silva, estes concursos “servem como forma de estimular a criatividade das crianças, bem como a sua capacidade de escrita e de pintura, transformando pequenos gestos em grandes símbolos desta autarquia”.


Cada um dos vencedores teve direito a um prémio adaptado à categoria em que ganhou e todos os alunos foram presenteados com um KIT ‘Percorrer S. Victor’ composto por uma mochila, uma garrafa de desporto, o ‘Passaporte S. Victor’ e o Postal de Natal, ofertas integralmente patrocinadas pela Junta de Freguesia de S. Victor, como estímulo a um maior conhecimento da freguesia.

Deixa o teu comentário