Lanheses ganha Espaço de Cidadão

Regional

07 Julho 2021

Redação

Novo espaço vai ser instalado na Junta de Freguesia de Lanheses. O projeto tem como objetivo aproximar os serviços públicos, e assegurar o atendimento digital assistido.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou um protocolo com a Junta de Freguesia de Lanheses no âmbito da criação de um Espaço Cidadão em Lanheses.

O novo espaço vai ser instalado na sede da Junta de Freguesia e vai contar com um trabalhador para desempenhar as funções de mediador de atendimento digital. Através do protocolo, o Município delega na Junta a realização das obras necessárias à instalação do Espaço Cidadão. Apoia também com o apetrechamento do local com o material necessário com apoio técnico-financeiro e fiscalização a obra.

Esta inovação surge com o objectivo de aproximar os serviços públicos e privilegiar a utilidade e comodidade para o cidadão no acesso aos serviços públicos. O projecto prentende também racionalizar os custos da Administração Pública com instalações e equipamentos e assegurar o atendimento digital assistido prestado por mediadores de atendimento digital com formação adequada, garantindo o seu caráter inclusivo.

O Espaço Cidadão de Lanheses, à semelhança do Espaço Cidadão da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, vai funcionar como um balcão único. Vai disponibilizar variados serviços, onde os cidadãos vão beneficiar de um atendimento digital assistido, que lhes permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online.

O objectivo é facilitar a relação das pessoas e das empresas com a Administração Pública. Além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, vai permitir tratar de vários assuntos num mesmo espaço, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.

O Espaço Cidadão vai ainda partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado.

Deixa o teu comentário