Braga,

LE: Braga e Sporting perto dos 16 avos, FC Porto e Vitória sem margem para errar

Desporto

26 Novembro 2019

Lusa

Sporting de Braga e Sporting podem carimbar na quinta-feira o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, enquanto FC Porto e Vitória de Guimarães têm margem reduzida na quinta jornada da fase de grupos.

Dos quatro representantes portugueses em prova, os bracarenses, que lideram o grupo K, com 10 pontos, são os que têm mais condições para garantir já a qualificação, bastando-lhes um empate na receção à ‘armada’ lusa do Wolverhampton, segundo colocado, com nove.
 

Em caso de triunfo sobre o conjunto liderado por Nuno Espírito Santo, o Sporting de Braga não só garante o apuramento, como assegura o primeiro posto, num agrupamento no qual Slovan Bratislava, com quatro pontos, está praticamente afastado dos 16 avos e o Besiktas, ainda sem pontuar, já está fora.
 

O Sporting também está em boa posição, liderando o grupo D, com nove pontos, mais dois do que LASK Linz e PSV Eindhoven, sendo que, se bater os holandeses na quinta-feira, em Alvalade, e os austríacos não vencerem o Rosenborg, segue para próxima fase e ainda garante o primeiro lugar.
 

Desde que se estrearam no grupo com uma derrota em Eidhoven (3-2), os ‘leões’, treinados por Silas, somaram três vitórias seguidas, que lhes abrem boas perspetivas de serem um dos 32 emblemas que vão marcaram presença na próxima fase da Liga Europa.
 

Com apenas uma vitória, logo na estreia, perante o Young Boys, o FC Porto tem complicado a tarefa na Liga Europa e é o último classificado do grupo G, com quatro pontos, menos três do que os suíços e do que o Rangers, que bateu os ‘dragões’ na última ronda.
 

O conjunto portista, em igualdade pontual com o Feyenoord, visita na quinta-feira o Young Boys e apenas a vitória lhe interessa, caso não queira ficar dependente de terceiros, precisamente o que sucede com o Vitória de Guimarães, no grupo F.
 

Os vitorianos somam apenas um ponto, conquistado com o empate na receção ao líder Arsenal (1-1), que tem 10, e veem a concorrência mais próxima, Eintracht Frankfurt e Standard Liège, à distância de cinco pontos, pelo que só um triunfo sobre os belgas serve ao Vitória.
 

Mesmo que vença o Standard, em Guimarães, a formação minhota poderá ficar já afastada, caso o Eintracht vença os ‘gunners’, em Londres. A esperança – ainda que ténue - dos vimaranenses manter-se-á intacta se os ingleses superarem os alemães e o conjunto comandado por Ivo Vieira vencer a equipa de Liège.
 

Nos 16 avos de final estão já garantidos Espanyol, Manchester United, Sevilha e Celtic, enquanto Basileia, Getafe, Cluj, Gent, Wolfsburgo, Basaksehir e AZ Alkmaar podem ‘carimbar’ o ‘passaporte’ na quinta e penúltima ronda da fase de grupos.

Deixa o teu comentário