Braga, sexta-feira

Livro revela sonhos dos alunos

Regional

04 Junho 2021

Miguel Viana Miguel Viana

Obra Bons Sonhos vos Sonhem remete para a criatividade dos alunos a partir de experiências obtidas durante o confinamento.

‘Bons Sonhos vos Sonhem - Notas Soltas à Janela’ é o título do livro que os alunos do sexto ano da Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão apresentaram ontem, naquele estabelecimento.


O livro surgiu no ano passado, durante o confinamento causado pelo Covid-19, que obrigou a que os alunos assistissem às aulas a partir de casa. “Houve toda uma investigação, porque algumas temáticas eram lendas de Braga, e eles (os alunos) teriam que ler e aplicar ao tipo de texto (carta ou narrativa, por exemplo), tudo a partir da janela. Era a partir da janela que se iam inspirando e descreviam o amanhecer, o que viam na rua, e o que sonhavam. Ao anoitecer faziam a mesma coisa”, explicou Fernanda Santos, professora da disciplina de Português.


O livro permitiu também aos alunos sentir as diferenças entre “o poderem observar e o poderem tocar quando estão em liberdade” e ganhar gosto pela escrita e pela leitura. “O objectivo é que eles (os alunos) comecem a escrever e sejam leitores daquilo que produzem. Para produzir é necessário ler muito e aprender a ler a partir do que se escreve”, considera Fernanda Santos. O livro foi editado pelo pelouro do Turismo e do Ambiente da Câmara Municipal de Braga. O vereador do pelouro, Altino Bessa, disse aos alunos que “este livro demonstra o sentimento que tiveram aquando da privação da liberdade (devido à pandemia” e que está “associado à natureza. Há uma valorização do que está associado ao ambiente e promove a sensibilização para as questões ambientais”. O director da escola, Paulo Antunes, destacou que se trata “de um produto final de muita aprendizagem”. Os alunos leram alguns dos textos.

Deixa o teu comentário