Braga, quarta-feira

Loja VisitBraga serve de apoio à promoção da oferta turística

Regional

07 Julho 2021

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Há uma mão cheia de experiências turísticas para percorrer em Braga, no Minho e na região Norte, para conhecer e adquirir na Loja VisitBraga. É mais uma iniciativa da câmara e ACB de apoio ao sector.

Braga oferece uma ‘mão cheia’ de experiências turísticas para desfrutar numa região alargada que vai do Minho ao Douro e muito mais, em tours de turismo que convidam à descoberta da região Norte do país. Todas estas experiências turísticas podem ser conhecidas e adquiridas na Loja de Experiências Turísticas VisitBraga, instalada no Largo Barão de S. Martinho, no centro da cidade, com o objectivo de cativar os turistas e divulgar Braga - o Melhor Destino Europeu em 2021.

A Associação Comercial e o Município de Braga voltam a unir-se aos operadores turísticos privados para promover e divulgar a região através dos tours turísticos que têm na sua oferta e que propõem não só a descoberta de locais emblemáticos como o Bom Jesus do Monte em Braga o Castelo de Guimarães, mas também a Rota do Vinho Verde, o Gerês, o Alto Minho, bem como a região do Douro, do Porto ou até Santiago de Compostela - mas tendo sempre a cidade de Braga como ponto de partida.

Ao todo são sete os operadores turísticos instalados na Pop Up Store Visit Braga, cedida a título gratuito pelo Município de Braga e que, durante todo o Verão e até ao dia 19 de Setembro, estão na loja a divulgar e disponibilizar aos bracarenses e turistas uma panóplia de passeios turísticos por toda a região.

Para o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga (CMB), Altino Bessa, frisou que o município decidiu manter a Pop Up Store “para servir de espaço de afirmação e publicitação das nossas empresas, muitas das quais distantes do centro da cidade, num local com maior visibilidade e de maior passagem de pessoas”, indicando que neste caso o espaço serve de palco promotor da actividade turística.

O autarca realçou o facto de a CMB e a ACB terem tido a capacidade de juntar na Pop Up Store vários operadores turísticos concorrentes e o facto de estes terem percebido que “é melhor estarem juntos do que separados porque se complementam em termos da oferta turística que disponibilizam”.

Altino Bessa indica que esta iniciativa de apoio ao sector turístico vem precisamente no seguimento da estratégia do ano passado com vista à recuperação da actividade do turismo e dos respectivos agentes e operadores, considerando-os como uma grande “mais-valia” do ponto de vista da própria atracção da cidade, da sua divulgação e promoção, complementando a oferta turística de Braga que vai muito além da hotelaria e da restauração.

Apontando para a Estratégia 2025 já delineada pelo Município de Braga com vista à retoma económica, o vereador da Câmara de Braga destaca o papel e impacto que o turismo tem na dinâmica da cidade, quer a nível de movimento, quer a nível de emprego, tocando vários sectores simultaneamente desde a construção civil à agricultura. “O turismo é um grande activo exportador”, sublinha o vereador de Turismo de Braga, considerando-o um produto importante para a economia do país, dada a quantidade de visitantes e turistas que consegue atrair.

Altino Bessa diz que esta é também a ambição de Braga - manter-se enquanto cidade fortemente atractiva do ponto de vista turístico, indicando que o resultado de este ano ter sido considerado ‘Melhor Destino Europeu’ e depois de em 2019 ter arrecadado o segundo lugar do pódio, frisando que estas nomeações são fruto da estratégia e aposta turística municipal seguida até aqui, como marcar presença em grandes feiras internacionais como a FITUR de Madrid, onde Braga também esteve a divulgar a sua oferta turística e, se possível, aumentar a estadia média do turista na cidade, que é de 1,9 dias.

Rui Marques, director-geral da ACB, elogiou a “pró-actividade e resiliência” dos animadores turísticos, apontando para as “muitas dificuldades” que as empresas do sector têm atravessado com a pandemia de Covid-19 e indicando que neste momento Braga deve estar apenas com 1/3 das dormidas registadas em 2019. O responsável destacou também o “compromisso empresarial” assumido pelos vários operadores turísticos, que mostram a sua oferta de experiências turísticas partilhando a Loja VisitBraga.

Para Pascal Silva, da ‘Your Tours’ e representante dos operadores turísticos, esta iniciativa conjunta em associação com a CMB e ACB é “simbólica” pois é este o caminho conjunto que os agentes querem fazer para potenciar o turismo em Braga.

Deixa o teu comentário