Braga, sábado

Luságua assume por 10 anos recolha do lixo em Vila Verde

Regional

04 Julho 2025

Carlos Costinha de Sousa Carlos Costinha de Sousa

Mais circuitos e mais frequência são evoluções previstas para a recolha de resíduos no concelho de Vila Verde, refere a Câmara Municipal.

A empresa ‘Luságua’, do grupo Aquapor, assume, desde o passado dia 1 de Julho, o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos no concelho de Vila Verde, com implementação do projecto ‘Resíduos Smart +’.

Com a nova concessão - adjudicada pelo Município no âmbito de um concurso internacional e que passa a vigorar por um prazo de 10 anos - acrescenta a autarquia em nota enviada aos órgãos de comunicação social, vão ser reforçados e ampliados os circuitos a partir da próxima segunda-feira .
 

“Ao longo destes primeiros dias, as mudanças e entrada de novas equipas têm provocado alterações no normal funcionamento do serviço previsto. Os constrangimentos deverão estar ultrapassados no arranque da próxima semana, altura em que entrarão em funcionamento os novos circuitos e o calendário das rotas assumidos no contrato de concessão do serviço”, refere a mesma nota. Ao longo da semana, segundo a mesma fonte, as equipas da Luságua estiveram a dar prioridade à recuperação da acumulação de lixo que se verificou com a mudança de empresas no serviço de recolha, estando simultaneamente a proceder ao reconhecimento e optimização dos circuitos.
 

A partir da próxima semana, prevê-se que o serviço passa a chegar a novas áreas que anteriormente não estavam cobertas, tendo também sido alterados em alguns casos os dias de recolha do lixo.m Foi também reforçada a frequência das recolhas de lixos em zonas do concelho onde se tem verificado maior pressão urbanística. Freguesias rurais que tinham apenas uma recolha semanal passaram a ser servidas bissemanalmente.


As informações sobre as alterações e mudanças no serviço serão comunicadas às populações, através da colaboração com as Juntas de Freguesia.
 

Entretanto, neste período de adaptação por parte das equipas da nova empresa que assume o serviço, há transtornos e entropias que podem acontecer no início de qualquer processo, sempre que há alterações, mudanças estruturais de serviços ou a implementação de novos projetos que visam uma significativa melhoria para as populações.


Na página da empresa, que tem prestado serviços a diversos municípios (integra o grupo que vai implantar em Albufeira uma dessalinizadora), em Vila Verde o serviço de recolha de resíduos urbanos abrange uma área total de 228,67 km² e uma população de 46.444 habitantes, estimando-se que sejam recolhidas aproximadamente 14.750 toneladas de resíduos por ano.

Deixa o teu comentário