Braga, segunda-feira

Manuel Machado assume o Berço SC com o foco na subida à II Liga

Desporto

24 Abril 2020

Redação

Reputado treinador português volta a orientar uma equipa no terceiro escalão nacional, 20 anos depois. Ricardo Martins, actual técnico, será o braço-direito do professor. José Augusto, que orienta o Taipas, também se vai juntar à equipa técnica para 20/21.

Duas décadas depois, Manuel Machado, experiente técnico do panorama nacional, vai voltar a treinar no terceiro escalão português (Campeonato de Portugal), desta vez para assumir o comando técnico do Berço Sport Clube - clube vimaranense, fundado em 2016, que já passou pelas três divisões dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Braga (foi campeão da Pró-Nacional em 2018/19 e garantiu a subida de divisão com segundos lugares conquistados em 2017/18 na Divisão de Honra e 2016/17 na I Divisão) e está, na presente temporada, a disputar a Série A do Campeonato de Portugal.

Aliás, esse rápido crescimento era, na altura da fundação do clube, um dos objectivos da Direcção liderada por Joaquim Martins, que tem como principal meta chegar à I Liga a médio-longo prazo.

Para já, o foco está em conseguir lutar, já na próxima temporada, pelos lugares cimeiros da Série A do Campeonato de Portugal, reunindo condições para, quem sabe, poder sonhar já com a subida à II Liga.

O Berço, até ao momento em que o CdP acabou cancelado por decisão da FPF, estava a realizar uma prova tranquila sob o comando de Ricardo Martins, técnico que passará a ser o braço-direito do professor Manuel Machado.

Os vimaranenses ocupavam o 10.º lugar da série A, com 33 pontos conquistados, fruto de nove triunfos, seis empates e dez derrotas consentidas. Na luta pela melhor classificação possível nos nove jogos que restavam, a turma vimaranense tinha ainda sete pontos de vantagem sobre a primeira equipa abaixo da linha de água, o Pedras Salgadas.

Da equipa técnica que vai liderar o plantel na próxima temporada constam ainda os nomes de Miguel Machado e Frederico Nunes, que transitam da presente temporada. José Augusto, que vinha orientando o Taipas, do Pró-Nacional, também vai integrar a equipa de trabalho.

Técnico prepara-se para orientar o décimo clube da carreira

Aos 64 anos, Manuel Machado prepara-se para representar o décimo clube da sua carreira, depois de Vila Real, Fafe, Moreirense, Vitória SC, SC Braga, Nacional da Madeira, Académica, Aris Salónica (Grécia) e Arouca.

A ligação do treinador ao Minho é inequívoca, não só pelo facto de ser natural de Guimarães, mas sobretudo pelo trabalho que realizou ao serviço dos emblemas minhotos por que passou.

O acordo estabelecido com o Berço SC ressalva, no entanto, que o técnico pode aceitar outra proposta enquanto a época de 2020/21 não for oficialmente iniciada, se do estrangeiro chegar algo considerado “irrecusável”. Ainda assim, o cenário mais provável neste momento, é que o técnico assuma mesmo o desafio que decidiu aceitar nos últimos dias.

Manuel Machado, que não treina qualquer clube desde que foi dispensado do Moreirense em 2017/18, já há algum tempo que colaborava com o emblema liderado por Joaquim Martins em matéria de prospecção de jogadores. Agora, essa ligação será ainda mais forte e a missão do técnico passa por tentar levar o Berço SC até à II Liga.

Das melhores recordações de Manuel Machado na antiga II Divisão B (actual Campeonato de Portugal) estará a subida alcançada ao serviço do emblema de Moreira de Cónegos, em 2000/01. Aliás, no ano seguinte conseguiu, também, a subida à I Liga. Será um bom prenúncio?

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho