Braga, terça-feira

Mapa literário online de Braga é apresentado amanhã

Regional

14 Julho 2020

Redação

Iniciativa "BragaLit" nasceu de uma dissertação de mestrado na UMinho

A Fundação Bracara Augusta (FBA), cofundada pela Universidade do Minho, apresenta a iniciativa "BragaLit - Mapa Literário da Cidade de Braga" esta quarta-feira, dia 15, às 11h00, na sala multiusos do gnration, no centro de Braga.

A sessão conta com Marc Rodrigues, autor do projeto, Micaela Ramon, professora do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho e vogal do conselho de administração da FBA, Eduardo Jorge Madureira e Luís Cristóvam, ambos da coleção literária "Braga Cidade Bimilenar" da FBA. A entrada é livre, mediante a inscrição prévia em fba@cm-braga.pt e a lotação do espaço.
 
Marc Rodrigues idealizou "BragaLit" na sua dissertação de mestrado em Português Língua Não Materna na UMinho, orientada por Micaela Ramon. Criou um mapa literário online de Braga a partir de excertos das obras da coleção "Braga Cidade Bimilenar". Os itinerários ao dispor do público, em bragalit.webnode.pt, reportam-se a dez autores: Alexandre Herculano, Altino do Tojal, Antero de Figueiredo, Camilo Castelo Branco, José Manuel Mendes, Luís Forjaz Trigueiros, Luiz Pacheco, Manuel Teixeira-Gomes, Maria Ondina Braga e Ramalho Ortigão.

Os excertos incluem cerca de 150 referências a monumentos, espaços públicos e comerciais e outros mais pitorescos. A Sé Catedral, a Avenida Central e o Bom Jesus estão entre os mais citados pelos escritores. Esta iniciativa pretende divulgar a prática do turismo literário em Braga e contribuir para promover e valorizar a cultura e a língua portuguesas.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho