Braga, terça-feira

Marginal de Esposende ganha escultura "Padrão do Mar" com dois metros de altura

Diversos

23 Outubro 2019

Lusa

A zona ribeirinha da cidade de Esposende ganha hoje a escultura Padrão do Mar, uma obra em granito com dois metros de altura e 2.300 quilogramas assinada pelo alemão Volker Schnüttgen, anunciaram os promotores da iniciativa.

A escultura foi concebida no âmbito do projeto “Esposende SmartCity”.
 

Em comunicado, o município de Esposende refere que “Padrão do Mar” é uma escultura produzida em granito da região e assume-se como “uma janela para o território, inspirada no património megalítico existente e perseguindo a estrutura do menir”.
 

O projeto “Esposende SmartCity” sustenta-se nos pilares sustentabilidade, território, pessoas e arte, contemplando a implementação de um plano de atividades pedagógicas que têm como ponto de partida a transformação do território, através de soluções multidisciplinares.
 

Também no âmbito do “Esposende SmartCity”, foi inaugurada na cidade, em setembro, uma escultura da autoria de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, prevendo-se ainda uma terceira obra de arte em espaço público, uma intervenção de Alexandre Farto.
 

“Esposende SmartCity” alia a inteligência urbana e ambiental à criação artística original, implementada no espaço público.
 

Nos últimos dias, Volker Schnüttgen explicou a arte de trabalhar a pedra a 17 turmas do 9.º ano de escolaridade de estabelecimentos de ensino de Esposende, envolvendo mais de 400 alunos.
 

Realizaram-se ainda duas palestras, destinadas ao projeto AMAReMAR e aos alunos de duas turmas do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Henrique Medina.
 

As ações junto da comunidade prolongam-se até maio de 2020, dinamizadas com o apoio de vários parceiros deste projeto, nomeadamente do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho.
 

Prevê-se a produção de um objeto de cariz artístico, sob a orientação do artista local Jorge Braga, a integrar o circuito de Arte Pública de Esposende e a apresentar no Fórum Municipal de Educação 2020.
 

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

 

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho