Braga, quarta-feira

“Maria Ondina é uma embaixadora de Braga”

Diversos

17 Janeiro 2023

Redação

No encerramento do Centenário de Maria Ondina, o município comprometeu-se a valorizar a vida e obra desta embaixadora de Braga.

“Maria Ondina Braga é uma embaixadora de Braga e da língua portuguesa no mundo, porque a sua obra continua a ser lida e estudada não só em Portugal, mas em outros países. A herança cultural e literária que nos deixou merece que continuemos este trabalho de divulgação e promoção da sua vida e obra”. O compromisso foi assumido pelo vereador do município de Braga, João Rodrigues, na sessão de encerramento das Comemorações do Centenário de Maria Ondina Braga, que decorreu no Theatro Circo.


Para já, o município assumiu o apoio à edição do II Volume das Obras Completas de Maria Ondina Braga, pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, que será lançado durante o primeiro trimestre de 2023, conforme anunciou Isabel Cristina Mateus, da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário de Maria Ondina Braga.
 

A sessão de encerramento das Comemorações do Centenário de Maria Ondina Braga, que contou com o espectáculo performativo ‘Eu Vim para Ver a Terra: Viagens com Maria Ondina Braga’, teve ainda as intervenções do presidente da CCDR-N, António Cunha, e da representante da Direcção Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, que saudaram o trabalho desenvolvido ao longo do último ano em prol da obra de Maria Ondina Braga. Através de um trabalho institucional, que envolveu uma rede profícua de parcerias, conseguiu-se promover, divulgar e valorizar a relevância literária da escritora a nível regional e nacional.
 

A 13 de Janeiro de 2022 completaram-se 100 anos sobre o nascimento de Maria Ondina Braga, sendo que ao longo do último ano decorreram múltiplas iniciativas alusivas à data.

Deixa o teu comentário