Braga, terça-feira

Mau tempo: Cidade de Braga inundada por "fenómeno excecional" de precipitação

Regional

19 Dezembro 2019

Redação

A cidade de Braga registou hoje um pico de precipitação entre as 15:00 e as 16:00, intervalo em que a chuva que caiu foi quase metade da registada em todo o dia anterior, disse fonte da Proteção Civil.

A cidade de Braga registou hoje um “pico de precipitação” entre as 15:00 e as 16:00, intervalo em que a chuva que caiu foi quase metade da registada em todo o dia anterior, disse fonte da Proteção Civil.

Segundo a fonte, esse "fenómeno excecional" foi a principal causa das inundações registadas na cidade, que levaram ao corte do trânsito automóvel em ruas, avenidas e túneis.

A fonte apontou, designadamente, o túnel da Rodovia, que já não ficava inundado há anos e que hoje voltou a encher-se de água.

Inundados ficaram igualmente os túneis do hotel Meliã e da Avenida da Liberdade.

Segundo dados revelados pelo vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, na sua página de Facebook, entre as 15:00 e as 16:00 de hoje a precipitação em Braga foi de 21,9 milímetros por metro quadrado.

Na quarta-feira, no dia todo, a precipitação foi de 51,1 milímetros por metro quadrado.

Outro local de inundação garantida em Braga em dias de forte precipitação é em Ferreiros, junto ao Complexo da Grundig, que hoje voltou, uma vez mais, a transformar-se numa espécie de “lago”.

A partir do início da tarde de hoje, as inundações passaram a encabeçar a lista das ocorrências registadas pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.

Pelas 18:30, estavam registadas, no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil, cerca de duas dezenas de ocorrências ativas no distrito de Braga relacionadas com inundações.

Igualmente afetada pelas inundações foi a cidade de Guimarães, nomeadamente a Rua da Caldeiroa, no Centro Histórico, que, segundo o testemunho de um bombeiro, “parecia um autêntico rio”.

 

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho