Braga, quinta-feira

Mau tempo faz um morto em Espanha e provoca inundações em França

Internacional

23 Outubro 2019

Lusa

As equipas de socorro espanholas encontraram hoje o corpo de uma pessoa numa praia, desconhecendo se se trata de uma pessoa que foi arrastada pela água de um rio, em Barcelona, na sequência de chuvas torrenciais.

O corpo foi descoberto na praia de Caldes d’Estrac, próximo a Arenys de Mar, depois de arrastada pelo rio de Arenys de Munt, na província de Barcelona.
 

Segundo a polícia catalã (Mossos d’Esquadra), o corpo foi detetado depois das 07:00 (06:00 em Lisboa), mas ainda não foi confirmado se se trata da mesma pessoa, que está dada como desaparecida.
 

De acordo com fontes municipais, um senhor de 70 anos foi arrastado pelas águas de um rio em Arenys de Munt, na madrugada de hoje, quando tentava retirar o carro que estava estacionado junto ao rio, durante as chuvas que caíram na região.
 

A Proteção Civil da Catalunha informou na sua conta oficial no Twitter que o alerta do desaparecimento foi recebido hoje às 02:00, horário local (01:00 em Lisboa).
 

O organismo também referiu que o rio Ter pode sofrer “transbordos ocasionais", por isso se recomenda extrema cautela.
 

Também advertiu que é preciso ter cuidado nas regiões de Girona, acrescentando que apesar de a chuva estar a diminuir no extremo sul da Catalunha, está a intensificar-se nas localidades de Girona.
 

"Nesta área, a intensidade é forte ou torrencial, com rajadas de vento muito fortes", segundo o Serviço Meteorológico da Catalunha.
 

Após dois dias de fortes chuvas devido à passagem de uma depressão isolada de alto nível (DANA), oito comunidades autónomas, com a Catalunha em um nível vermelho devido ao risco extremo, permanecem em alerta para chuvas, tempestades, ventos fortes e fenómenos costeiros.
 

Além da Catalunha, estão sob aviso laranja devido ao risco significativo de precipitação e ventos as comunidades do País Basco, Astúrias e Cantábria, segundo a Agência Meteorológica do Estado (Aemet).
 

Da mesma forma, estão em risco amarelo as Ilhas Baleares, Castela e Leão, La Rioja, Andaluzia e a cidade autónoma de Melilla.
 

Também no sudeste de França, várias estradas na costa do Mediterrâneo estão cortadas e foram registadas inundações em algumas regiões, devido à tempestade que atravessa a região, informaram hoje autoridades francesas.
 

Na cidade de Béziers, as chuvas foram particularmente intensas durante a noite de terça-feira, quando o equivalente a um mês de chuva caiu no espaço de uma hora.
 

Seis regiões estão em estado alerta, assim como o Principado de Andorra, devido aos riscos que a chuva pode originar.
 

As autoridades enviaram mais de 1.500 bombeiros e seis helicópteros para as zonas sensíveis.

Deixa o teu comentário