Braga, sexta-feira

Maximinos acolhe sessão subordinada aos resíduos

Regional

24 Novembro 2022

Fábio Moreira Fábio Moreira

Junta de Freguesia de Maximinos acolheu sessão subordinada à temática dos resíduos ilegais, com o vereador bracarense Altino Bessa.

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a sede da Junta de Freguesia de Maximinos acolheu, ao final da tarde de ontem, uma sessão promo-vida pela Câmara Municipal de Braga submetida à temática “Desafios à deposição ilegal de resíduos”. Esta sessão contou com a presença de vários presidentes de juntas de freguesias bracarenses, Altino Bessa (vereador da Câmara Municipal de Braga) e ainda Pedro Machado, director-geral da Braval.

“É preciso comunicar com o exterior e alertar as pessoas para esta problemática dos resíduos ilegais”, começou por dizer o vereador bracarense. “As freguesias continuam a ser confrontadas com esta problemática. Nós temos vindo a tentar perceber a dimensão do problema e conseguimos, com sucesso, identificar locais, mas foi com grande surpresa que nos deparamos com grandes locais de depósito de resíduos em várias freguesias. Temos conseguido reduzir estes números, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, acrescentou o vereador da Câmara Municipal de Braga.

Quem também interviu nesta sessão foi o director-geral da Braval, Pedro Machado. O responsável da empresa, cuja acção se faz sentir em diversos concelhos da região (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde), sublinhou as palavras de Altino Bessa, notando que ainda há muito a fazer.

“Temos feito muito, mas podemos fazer muito mais. É preciso sensibilizar a população para esta problemática dos resíduos ilegais. Infelizmente, há uma grande falta de cidadania que leva as pessoas a cometer estes actos ilegais. Os municípios têm recolha gratuita de certos resíduos de grande porte, como electrodomésticos e mobiliário, é preciso que as pessoas usufruam desses serviços para evitar o depósito ilegal de resíduos”, explicou o director-geral da Braval, Pedro Machado.

Deixa o teu comentário