Braga, terça-feira

Meeting internacional optimist levou 180 a velejar em Viana do Castelo

Desporto

30 Outubro 2019

Redação

27 equipas de sete países animaram, ao longo de três dias, entre o rio Lima e as águas do Altântico a sexta edição do Troféu Viana do Castelo - Meeting Internacional .

Com a participação de cerca de 180 de atletas de 27 equipas provenientes de sete países foi um sucesso a competição do VI Troféu Viana do Castelo - Meeting Internacional de Optimist, decorrida no no fim-de-semana.

Ao longo de três dias de provas, foram promovidas sete regatas no rio e seis regatas no mar, com a participação de atletas de Portugal, Espanha, Letónia, Irlanda, Angola, África do Sul e Índia.

No grupo A, Masculino, o 1.º lugar foi conquistado por Francisco Uva Sancho, do CN Cascais, e no Feminino venceu Teresa Quartin, do CV Tejo. No grupo B, em Masculinos o primeiro lugar foi para Vasco Soares, do CV Barreiro, e nos Femininos venceu a atleta Madalena Wanzeller, do mesmo clube. No grupo C, em Masculino, conquistou o primeiro lugar do pódio Nuno Simão, do C. Náutico de Tavira, tendo Leonor Lopes, do mesmo clube, vencido em Feminino.

O VI Troféu Cidade de Viana do Castelo foi disputado no campo de regatas vianense, numa prova integrada na Semana do Atlântico e organizada pelo Clube de Vela de Viana do Castelo, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O Troféu Cidade de Viana do Castelo é organizado em conjunto com Meeting Internacional Cidade de Vigo, dinamizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega de Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo / Vigo.

Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina que pode ser de madeira ou material plástico.

Esta embarcação é recomendada para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo de 60 quilos, tendo sido concebido por Clark Mills em 1947. Em Agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association).

Deixa o teu comentário