Braga, sexta-feira

Mega mural na Praça do Comércio faz jus a Variações, Gualdim Pais e Sá de Miranda

Regional

14 Junho 2021

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

É com um mural gigante com os rostos de António Variações, Gualdim Pais e Sá de Miranda na fachada da Galeria de Artes e Ofícios que o Município de Amares, em parceria com a Zet Gallery e o consórcio Minho IN, faz jus às personalidades do concelho.

As faces de António Variações, Dom Gualdim Pais e Sá de Miranda exibem-se num mega mural na Praça do Comércio em Ferreiros, Amares, homenageando cada uma das personalidades ligadas à história do concelho e, simultaneamente, conferindo uma maior dignidade a um espaço que é central e ponto de encontro para todos os amarenses.

Longe do clima caloroso das Festas Antoninas d’Amares, que devido à pandemia de Covid-19, ainda não puderam realizar-se como manda a tradição, o dia de ontem ficou marcado pelas celebrações religiosas em honra de Santo António, mas também pela inauguração de uma grande obra artística, que pela mão talentosa do artista Juan Domingues, deu nova ‘alma’ à Praça do Comércio, ‘desenhando’ na parede da fachada da Galeria de Artes e Ofícios os rostos dos três maiores vultos que ainda hoje dão nome à história do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, destacou o trabalho artístico que agora enobrece a Praça do Comércio, realçando que o projecto potenciou ainda mais a agradabilidade do espaço que teve uma intervenção urbanística com vista a melhorar a mobilidade local e consequentemente a qualidade de vida da po- pulação.

“Esta praça está hoje bonita, dinâmica e muito moderna e, sem dúvida, que esta pintura veio dignificar este espaço central. Trata-se de uma obra de arte muito expressiva e arte é arte, absorvemo-la todos de forma diferente, mas esta praça ganhou mais vida, mais determinação e também mais Paz, porque é isso que qualquer obra de arte nos transmite, sejam quais forem os nossos sentimentos”, afirmou o presidente da Câmara de Amares, no momento da inauguração do mural.

“Amares é uma terra de gente boa, que sabe receber, de gente leal e cordial e com espírito muito forte de guerreiro como Gualdim Pais. Mas também com alegria, por isso dou os parabéns aos autores e promotores porque esta praça ganhou mais vida e, sobretudo, ganhou mais riqueza”, destacou o autarca.

Esta obra de arte instalada na Praça do Comércio em Ferreiros, Amares, resultou de uma residência artística levada a cabo pelo artista venezuelano mas radicado em Cantanhede, Juan Domingues, que integra o leque de artistas afectos à Zet Gallery e ao dstgroup.

“Este projecto artístico resultou do programa ‘Amar o Minho’, que é um programa de residências artísticas que é pro- movido pelo consórcio Minho IN e que integra os 24 municípios do Minho e cuja programação é da responsabilidade da Zet Gallery e que tem como grande objectivo criar a marca ‘Minho’ e projectar essa marca em termos turísticos e culturais”, assinalou, ontem, Helena Mendes Pereira, curadora da Zet Gallery e a grande dinamizadora do projecto. “Estamos muito felizes por estar em Amares a celebrar a vida, o património e, sobretudo, a celebrar o contemporâneo e através dele perpetuarmos a história”, sublinhou a responsável, indicando que o programa ‘Minho IN’ vai já em 80% em termos de execução, depois de ter iniciado há cerca de um ano em Famalicão, com intervenções nos vários municípios minhotos que variam entre a arte no espaço público à música e literatura, “sempre a partir da identidade local e cultural minhota para fazer interpretações contemporâneas dessa mesma identidade”.

O artista Juan Domingues, autor do mural onde se homenageia o trio de personalidades intimamente ligadas à história amarense, confessou o “gosto enorme” em ter conhecido Amares e ter realizado este projecto que espera que agrade a todos os amarenses que tão bem o receberam.

Deixa o teu comentário