21 Janeiro 2021
Os 180 elementos das mesas de voto de Esposende nas Eleições Presidenciais de domingo vão poder fazer o teste á covid-19 "por uma questão de precaução e de minimização" da probabilidade de contágios, adiantou hoje a autarquia.
Em comunicado, aquela câmara do distrito de Braga explica que, "apesar de não ter qualquer obrigação de o fazer, entendeu disponibilizar a possibilidade de testagem" aos elementos que vão integrar as 36 mesas de voto que estarão em funcionamento no concelho.
"Esta medida, que se integra nas ações do Município de combate à pandemia, visa reforçar a segurança de todos os que se deslocarem às secções de voto, incentivando também a população à participação na votação", aponta o texto.
Desta forma, refere, os membros das mesas de voto "que entenderem poderão fazer o teste antigénio, o denominado teste rápido, no Centro de Rastreios COVID 19 ‘Drive Thru’, instalado no recinto da feira de Esposende, na sexta-feira ou no sábado, com toda a segurança e de forma rápida".
A autarquia salienta que "por esta via, garante-se que, caso sejam detetados casos positivos, se possa providenciar a substituição desses elementos nas mesas".
As eleições presidenciais, que se realizam em plena pandemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para domingo e esta é a décima vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.
Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
28 Fevereiro 2021
Póvoa de Lanhoso: Vinte e cinco mil embalagens para apoiar a restauração
28 Fevereiro 2021
União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade já entregou 400 cabazes a famílias sem rendimento
28 Fevereiro 2021
27 Fevereiro 2021
27 Fevereiro 2021
PS quer saber se autarca de Vila Verde condenado por prevaricação tirou ilações políticas
27 Fevereiro 2021
SASUM apostam na formação dos seus trabalhadores em tempos de pandemia
27 Fevereiro 2021
27 Fevereiro 2021
Deixa o teu comentário