25 Janeiro 2025
Peça ‘Eureka - Era uma Vez a Reciclagem’ sensibiliza alunos das escolas do ensino básico do concelho de Braga para os perigos da não separação dos lixos domésticos. O espectáculo vai decorrer em 25 sessões entre os meses de Janeiro e Junho deste ano.
‘Eureka - Era uma Vez a Reciclagem’ foi a peça de teatro que a companhia teatral Tin.Bra apresentou ontem aos alunos da Escola EB 2/3 André Soares.
A peça é promovida pela Câmara Municipal de Braga, e pretende sensibilizar os mais novos para a importância da reciclagem. “Pretendemos fazer algo que chocasse um bocadinho e que tocasse a comunidade escolar, de forma a tentar interiorizar a importância da reciclagem. Tentamos passar uma mensagem forte e que possa levar as crianças a exigirem e a fazerem, dentro do contexto familiar e escolar, a reciclagem”, indicou Altino Bessa, vereador do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga.
A peça vai percorrer várias escolas do ensino básico do concelho. “O nosso objectivo é fazer 25 sessões e ter pelo menos 50 pessoas em cada uma dessas sessões”, anunciou Altino Bessa.
As sessões vão decorrer entre Janeiro e Junho deste ano e ao todo devem envolver 1250 crianças das escolas EB2/3. A prioridade é para as eco-escolas.
Altino Bessa lembrou que no concelho Braga, 40 por cento dos resíduos domésticos que são enviados para aterro podiam ser reciclados. Apresentou uma preocupação acrescida com os bio-resíduos e os residuos têxteis (roupas) que são enviados para aterro e demoram centenas de anos a decomporem-se.
O director do Tin.Bra, e autor do conto que deu origem à peça (‘A Grande Corrida da Sustentabilidade’)), Hugo Dias, considerou que foram colocados em destaque os quatro pilares da UNESCO. “A prioridade do Tin.Bra foi colocar neste guião os quatro pilares da educação UNESCO: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver. Achamos que seria importante que a SOL (Science to Our Lives), uma organizaçao tutelada pela Universidade do Minho estivesse connosco na revisão do guião”, disse Hugo Dias.
Durante a peça são realizadas duas actividades envolvendo os jovens da assistência. “Introduzimos duas actividades experimentais para que eles (os alunos) visualmente percebessem o impacto da não separação do lixo”, frisou o director do Tin.Bra.
Os alunos e professores respondem também a um inquérito cujos resultados são enviados, de pois, à Câmara Municipal de Braga e à Sol.
Alexandra Nobre, do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho, realçou que “temos que repensar muitas práticas de reutilização dos resíduos, da mobilidade e de muitos hábitos que se foram enraizando para manter a vida no nosso planeta com qualidade para as gerações seguintes”.
A directora do Agrupamento de Escolas André Soares, Graça Moura, salientou que os professores têm feito “um trabalho de insistência” para a prática da reciclagem. Uma mensagem que “através do teatro chega mais rápido” aos alunos.
Helena Oliveira, representante das eco-escolas referiu que importante insistir na “necessidade de separar” os resíduos.
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