Braga, terça-feira

Mercado abastecedor reforça lucros apesar da pandemia

Economia

27 Outubro 2020

Redação

Maior mercado abastecedor do norte melhora resultados, ao mesmo tempo que investe na criação de condições de resposta à pandemia.

A empresa pública MARB – Centro Logístico do Minho, reforçou, no terceiro trimestre deste ano, os lucros operacionais em 30%, na comparação com o período homólogo de 2019.


Os resultados da empresa que conta entre os seus accionistas a Câmara Municipal de Braga e a SIMAB, do grupo Parpública, acontecem numa altura em que decorrem investimentos no centro logístico localizado na freguesia de Celeirós, para a defesa de operadores e visitantes em relação à covid-19.


Rendibilidade do capital próprio anualizado de 7,9% e resultado líquido do exercício de 225,8 mil euros, superior ao registado no terceiro trimestre de 2019 em 31,1 mil euros, são resultados apresentados pela administtação do Centro Logístico do Minho, a par de margens operacionais positivas e crescentes, de 66% e 45%, ao nível do EBITDA e do EBIT, respectivamente, o que traduz um crescimento em 5,3 % e 4,1 %, face ao período homólogo do ano anterior.


O MARB reúne quase uma centena de operadores, numa área de 10 hectares sendo responsável pelo abastecimento alimentar de 1 milhão e 300 mil residentes na região norte do país e na Galiza.


Para a evolução da rentabilidade operacional contribuiu, segundo a administração da empresa, o aumento do volume de negócios em 84,6 mil euros, impulsionado pelas taxas de utilização, que crescem 87,5 mil euros (+15,1%), reflectindo o início da actividade do novo entreposto logístico.


O EBIT ascendeu a 345,3 mil euros, situando-se acima do período homólogo e do PAO3T20, respectivamente, em 65,5 mil eiros (+23,4%) e 2,3 mil euros (+0,7%).


O resultado antes de impostos (EBT) ascendeu a 288,8 mil euros, acima do período homólogo do ano anterior e do previsto no PAO3T20, respectivamente em 49,6 mil euros (+20,8%) e 2 m mil euros (+0,7%).


Segundo a administração, “estes números contribuem para que o MARB continue a reduzir a dívida financeira líquida e a ser exemplo para as empresas do sector empresarial do Estado”.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho