23 Agosto 2019
Projecto PI FLU convida a mergulhar na leitura. Ontem, Os três porquinhos ajudaram a animar a tarde na piscina municipal das Parretas. É assim todas as quintas-feiras, numa iniciativa elogiada pelos veraneantes e pelos parceiros.
A desfrutar de mais um dia na piscina municipal das Parretas, em Braga, com a mãe, a pequena Letícia, de quatro anos, já tinha peguntado se não havia história. Por isso, quando viu entrar os actores da Mala D’ Arte a pequena Letícia sentou-se logo na relva pronta para assistir à leitura encenada.
Com o calor intenso que ontem se fez sentir, o dia estava mais convidativo a banhos do que a leituras, mas na piscina municipal das Parretas é possível conciliar as duas coisas.
Todas as quintas-feiras, até à primeira semana de Setembro, a piscina municipal das Parretas é palco do projecto ‘PI-FLU’ que convida a mergulhar na leitura.
Ontem, os mais novos puderam assistir à leitura encenada de “Os três porquinhos”protagonizada pelo grupo de teatro Mala D’ Arte, parceiro do projecto PI-FLU, que junta a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), duas juntas de freguesia e o pelouro do Desporto e Juventude do Município de Braga.
Dinis e Francisca também trocaram a frescura da água da piscina pela sombra de uma árvore para ajudar a dar vida a dois dos porquinhos da história.
Ao “Correio do Minho” a mãe de Letícia explicou que a filha já assistiu a uma das leituras encenadas na companhia do avô e, por isso, quis saber, se a iniciativa se repete.
Esta mãe elogia o projecto que “proporciona momentos diferentes a quem está na piscina”, sobretudo aos mais novos além de cativar para a leitura.
O presidente da Junta da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, Francisco Silva, também acredita que “as leituras encenadas cativam e levam as crianças a ler”, justificando a adesão ao projecto ‘Pi-FLU - Mergulha na leitura’ logo que ele foi apresentado pela BLCS.
Nesta União de Freguesias, são abrangidas pelo projectos as piscinas municipais de Dume e das Parretas, nesta última em parceria ainda com a Associação de Moradores das Parretas e com a Associação de Pais da Escola Básica das Parretas.
“As crianças já se habituaram à regularidade das leituras encenadas e já perguntam” confirma o autarca.
Além das leituras encenadas, o projecto disponibiliza livros e revistas para quem quer ler na piscina.
Da parte da Associação de Moradores das Parretas, o balanço também é positivo, garante um dos dirigentes.
Francisco Silva lembra que foi por iniciativa das duas colectividades que o projecto se estendeu à piscina das Parretas, já que o projecto-piloto abarcava apenas a piscina de Dume.
Neste contexto, a Junta de Freguesia de Real, Dume e Semelhe está disponível para dar continuidade ao projecto no próximo ano, se houver essa disponibilidade da BLCS, afirma o presidente que já defendeu a mais-valia de o alargar a outras freguesias do concelho.
20 Janeiro 2021
20 Janeiro 2021
Noiserv nomeado para prémio de melhor álbum europeu de música independente da IMPALA
18 Janeiro 2021
14 Janeiro 2021
14 Janeiro 2021
Concerto de Dino dSantiago com Surma marca arranque da Taça da Liga de futebol em Leiria
13 Janeiro 2021
Deixa o teu comentário