Braga, sexta-feira

Mergulho no rio Cávado apela à protecção da praia

Regional

06 Janeiro 2020

Redação

Cerca de uma centena de pessoas mergulhou ontem nas águas do rio Cávado em defesa da qualidade da Praia Fluvial do Faial, em Prado.

Cerca de 100 pessoas deram ontem o primeiro mergulho do ano nas águas do rio Cávado, na Praia do Faial, em Prado.


A iniciativa vai já na sexta edição e teve como finalidade promover o convívio entre amigos, e apelar à preservação do espaço. “O principal motivo é mostrar que esta praia também é boa no Inverno e queremos passar a mensagem de que é necessário preservar este espaço, principalmente a água. Há alturas em que se vê muito lixo na água”, afirmou António Silva (mais conhecido por ‘Mousinho’), o principal impulsionador do primeiro mergulho do ano no rio Cávado.
 

António ‘Mousinho’ fez notar a presença de muitas pessoas, o que revela o sucesso da iniciativa. “As pessoas vão aparecendo e vão gostando. Há muitos curiosos que só vêm ver, mas há cada vez mais pessoas a aparecer”, notou o organizador.


A iniciativa ‘Mergulho no Cávado - 1.º Domingo do Ano’ surgiu no ano de 2015 como uma brincadeira de um grupo de amigos. “No primeiro sábado do ano de 2015, eu e um grupo de amigos combinamos vir dar um mergulho no dia a seguir (dia 3 de Janeiro) e depois começamos a vir sempre. No ano seguinte (2014) tivemos 12 pessoas”.
 

O vereador do pelouro do Ambiente, Patrício Araújo, marcou presença no evento, e destacou o cariz ambiental da iniciativa. “É uma boa forma das pessoas manifestarem, por um lado, sensibilidade face ao rio, e por outro, de trazerem até junto de nós a necessidade de se manter o rio limpo e acessível às pessoas, e que possa ser usufruído por todos. É uma iniciativa popular que deve ser apoiada e que deve ser mantida”. A temperatura da água era de aproximadamente 10 graus centígrados, o que não afastou os mais destemidos. Se muitos se refugiavam nas toalhas, logo após o mergulho, outros havia que o repetiam. Estiveram presentes muitas pessoas proveninentes de localidades como Santo Tirso, Guimarães ou da Póvoa de Varzim, além de Braga e Vila Verde.

Deixa o teu comentário