Braga, quinta-feira

Município analisou desafios do Turismo

Regional

06 Julho 2021

Redação

Conselho Consultivo debateu sobre o estado atual do Turismo na cidade. O maior movimento do último ano foi feito por portugueses, seguido de espanhóis e franceses, que representaram a maioria dos visitantes.

O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga, reuniu no gnration para debater e analisar o panorama actual e futuro do turismo em Braga. Na reunião, esteve presente Altino Bessa, vereador nos pelouros da Protecção Civil e Ambiente.


O Conselho, órgão criado pelo Município de Braga para implementação da estratégia concertada entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do sector, discutiu sobre as estratégias de promoção para garantir que todos os parceiros possam participar no desenvolvimento de um projecto que melhore e promova um maior crescimento do destino da cidade.


Para além da apresentação de dados e plano de acção para o desenvolvimento da marca VisitBraga.travel, o Conselho Consultivo solicitou contributos às diferentes entidades presentes, cujos currículos e áreas de actividade constituem uma mais valia para os objectivos prosseguidos pelo Município no domínio especifico do sector.


Na reunião, o vereador de Protecção Cívil e Ambiente explicou que houve uma quebra acentuada de cerca de 77% de visitantes que recorreram no Posto de Turismo. Altino Bessa explicou que este indicador se reflete em toda a actividade económica local, nomeadamente na Restauração e Hotelaria.


Quanto à nacionalidade, referiu que o maior movimento que houve na cidade foi feito por portugueses, seguido de espanhóis e depois franceses, que representaram a maioria dos visitantes.No que diz respeito à ocupação hoteleira, em 2020 o decréscimo foi de 58,3 %, quando a média nacional foi de 63% e no Porto de 72%. Sobre a evolução das dormidas, apurou-se que tiveram um pico em Agosto com cerca de 50 000 dormidas, sendo que 70% foram de visitantes nacionais.


Altino Bessa sublinhou que, “Perante a realidade com a qual nos confrontamos em Portugal, na Europa e no Mundo, aquilo que se espera é que não hajam mais restrições que entravem o desenvolvimento turístico”.


Na reunião foi ainda apresentado o portal VisitBraga.travel, “um elemento agregador da estratégia, com vista à promoção integrada do melhor que o Destino Braga tem para oferecer”, concluiu o vereador.

Deixa o teu comentário