Braga, sexta-feira

Município apoia com 150 mil euros investigação e inovação no território

Regional

05 Julho 2021

José Paulo Silva José Paulo Silva

Regulamento do iTBraga é votado hoje pela vereação. Município vai financiar dez projectos de investigação para a inovação urbana.

O Município de Braga vai instituir o prémio iTBraga – Investigação, Inovação e Território, no valor de 150 mil euros, verba a distribuir por dez projectos de investigação aplicada à inovação urbana.


O regulamento do prémio é aprovado hoje pela vereação para ser posteriormente ratificado pela Assembleia Municipal de Braga.
 

 O iTBraga surge enquadrado no Laboratório de Inovação Urbana, criado pela Câmara Municipal como uma estrutura de experimentação e de aprendizagem dedicada à “territorialização em ambiente urbano da investigação e do conhecimento produzido nas universidades, nos politécnicos, nos centros de investigação e de transferência do saber e nas empresas”.


Arquitectura, Comunicação, Engenharia Civil, Mobilidade e Trânsito, Participação Cívica e Governança, Património, Planeamento e Ordenamento do Território, Plataformas Digitais e Serviços de Informação Urbama, Regeneração Urbana, Sociologia Urbana, Sustentabilidade e Qualidade Ambiental do Ambiente Construído e Urbanismo são as áreas abrangidas pelo iTBraga.
 

 O Laboratório de Inovação Urbana funcionará como centro de acolhimento dos projectos vencedores, que ali serão incubados por um período de 12 meses, beneficiando de um espaço de ‘coworking’ e de diversos serviços de apoio. Com este prémio, a Câmara Municipal de Braga quer estimular o estudo, a avaliação e a implementação de “soluções, processos, serviços e sistemas inovadores, necessários ao desenvolvimento inteligente, inclusivo e sustentável do Município”.


Podem candidatar-se pessoas singulares, estudantes e investigadores, que sejam titulares de uma licenciatura, sendo aceites candidaturas apresentadas por mais de um indivíduo.
 

 Para além do júri, o prémio contará com um comité técnico científico de acompanhamento constituído por técnicos municipais, professores universitários, especialistas e individualidades de reconhecido mérito nos domónios a concurso.

Deixa o teu comentário