Braga, sexta-feira

Município aposta em projecto para combater isolamento dos seniores

Regional

22 Junho 2021

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Câmara Municipal de Braga avança com projecto-piloto que vai implementar uma academia sénior para combater o isolamento dos idosos.

Actividades lúdicas e físicas, de estímulo cognitivo e de avaliação e intervenção psicológica são algumas das actividades que vão ser dinamizadas pelo Município de Braga, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social, com o objectivo de combater o isolamento da população idosa do concelho.


Trata-se de um projecto-piloto que está a ser desenvolvido no concelho de Braga e que pretende a implementação da Academia Sénior ANGES Solidária (ASAS).


Refira-se que o ASAS é alicerçado num conjunto de actividades de estímulo cognitivo, de actividades adequadas à manuten- ção da mobilidade e funcionalidade e de propósitos que permitam a manutenção de papéis sociais.
 

 A coesão intergeracional, inserção social e a solidariedade e subsidiariedade, tendo como finalidade manutenção dos idosos activos, de forma a combater a solidão e atrasar ou evitar a institucionalização dos mesmos através do acesso a ferramentas virtuais constituem-se como a grande finalidade destes projecto dirigido especialmente à população sénior de Braga.


Neste projecto, os idosos terão acesso a um conjunto de actividades online, em directo ou gravadas, disponibilizadas por profissionais de diversas áreas, numa plataforma específica e adaptada à população-alvo.


Pretende-se que através das ferramentas virtuais que serão disponibilizadas “permitam ao idoso ser estimulado a partir de casa e, consequentemente, que contribuam para uma melhor qualidade de vida”, indica-se na nota do Município de Braga enviada à comunicação social.
 

Em termos concretos, todo este trabalho junto da comunidade idosa bracarense será acompanhado por técnicos, capazes de diagnosticar, atenuar ou referenciar todos os que precisem de intervenção.

Deixa o teu comentário