Braga, sábado

Município de Arcos de Valdevez implementa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Regional

08 Janeiro 2021

Redação

O Município de Arcos de Valdevez vai incorporar a Plataforma ODS Local, uma iniciativa nacional desenvolvida para transformar políticas municipais em ações no terreno, de acordo com os 17 objetivos sustentáveis definidos na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

O Município de Arcos de Valdevez vai incorporar a Plataforma ODS Local, uma iniciativa nacional desenvolvida para transformar políticas municipais em ações no terreno, de acordo com os 17 objetivos sustentáveis definidos na “Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável” da ONU. 

Um consórcio universitário, em colaboração com entidades privadas, liderados pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), criaram a Plataforma ODS Local – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visa levar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a todos os municípios portugueses e facilitar a sua concretização.

Para garantir a integração dos vários objetivos nas políticas locais, o Município procedeu à assinatura de uma carta de compromisso, mostrando assim o seu empenho em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária. 

Este compromisso inclui a integração numa plataforma online, que reúne um conjunto de informações relativamente ao alcance dos objetivos, um plano de capacitação de agentes para a sustentabilidade local e um ciclo de eventos de referência e boas práticas locais. 

Desta forma, o projeto vem permitir ao Município de Arcos de Valdevez fazer o mapeamento das suas boas práticas em prol do cumprimento dos 17 ODS para 2030, tendo em vista acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. 

Deixa o teu comentário