04 Fevereiro 2021
O município de Baga vai adquirir duas parcelas de terreno, num total superior a 51 mil metros quadrados, dando assim mais um passo essencial para a concretização do Parque das Sete Fontes, foi hoje anunciado.
O município de Baga vai adquirir duas parcelas de terreno, num total superior a 51 mil metros quadrados, dando assim “mais um passo essencial” para a concretização do Parque das Sete Fontes, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o município sublinha que o acordo com o proprietário, que será levado à próxima reunião do executivo para aprovação, prevê o pagamento de uma compensação de 345.669 euros.
“No que se refere à área prevista para a execução do parque verde público, este era o maior proprietário, sendo o segundo maior quando considerada a área do Plano de Urbanização, pelo que este passo se reveste de especial importância e simbolismo”, acrescenta.
Após aprovação, a autarquia irá proceder “de imediato” à limpeza dos terrenos adquiridos e à criação de condições para usufruto da população, de acordo com o projeto paisagístico elaborado sob a coordenação da arquiteta Teresa Andresen.
Atualmente, com este contrato e com a aquisição feita, em 2020, dos terrenos pertencentes às Irmãs Hospitaleiras (7.300 metros quadrados), o município assegura a gestão de quase 59 mil metros quadrados de área verde nas Sete Fontes.
“Se juntarmos a estes dados a área verde propriedade do Estado indexada ao Hospital de Braga (11,34 hectares de área verde), a área prevista para a execução do Parque das Sete Fontes de domínio público é superior à área de domínio privado (cerca de 17,2 hectares de domínio público e 12,7 de domínio privado)”, refere ainda o comunicado do município.
A alteração ao Plano Diretor Municipal e o Plano de Urbanização das Sete Fontes, recentemente sujeitos a discussão pública, asseguram a salvaguarda e valorização do sistema de abastecimento de águas à cidade do século XVIII, classificado como Monumento Nacional desde 2011.
Estão previstos cerca de 30 hectares de parque verde público, 30 hectares de área florestal privada e 30 hectares de área urbana, com a criação de praças, edificações e vias de circulação.
28 Fevereiro 2021
Póvoa de Lanhoso: Vinte e cinco mil embalagens para apoiar a restauração
28 Fevereiro 2021
União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade já entregou 400 cabazes a famílias sem rendimento
28 Fevereiro 2021
27 Fevereiro 2021
27 Fevereiro 2021
PS quer saber se autarca de Vila Verde condenado por prevaricação tirou ilações políticas
27 Fevereiro 2021
SASUM apostam na formação dos seus trabalhadores em tempos de pandemia
27 Fevereiro 2021
27 Fevereiro 2021
Deixa o teu comentário