Braga, sábado

Município de Braga encerra ao trânsito Rua D. Gonçalo Pereira até final do Verão

Regional

23 Julho 2020

Redação

No âmbito do regime excepcional Braga de Porta Aberta, o Município de Braga vai encerrar ao trânsito a Rua D. Gonçalo Pereira até ao final do Verão. Com esta medida, que entra em vigor já esta Sexta-feira, 24 de Julho, a Autarquia Bracarense permite o alargamento temporário do espaço público destinado às esplanadas e aos peões.

No âmbito do regime excepcional “Braga de Porta Aberta”, o Município de Braga vai encerrar ao trânsito a Rua D. Gonçalo Pereira até ao final do Verão. Com esta medida, que entra em vigor já esta Sexta-feira, 24 de Julho, a Autarquia Bracarense permite o alargamento temporário do espaço público destinado às esplanadas e aos peões.

A medida responde aos anseios dos comerciantes e moradores daquela artéria do Centro Histórico da Cidade. “Com a proibição de trânsito automóvel na Rua D. Gonçalo Pereira vamos alargar a área pedonal, promovendo uma convivência social mais segura”, explica o vereador João Rodrigues.

O programa “Braga de Porta Aberta” visa apoiar os sectores da restauração e do comércio tradicional e minimizar os impactos sofridos devido à pandemia de Covid-19. Este é um regime de excepção e temporário que vigorará para a instalação ou extensão de esplanadas abertas em espaço público em toda a área geográfica do Município, para o ano 2020, visando a compensação pela perda de capacidade de lotação no interior dos estabelecimentos.

Além da proibição de circulação automóvel, na Rua D. Gonçalo Pereira está prevista a colocação de luzes, de floreiras e de bancos de jardim “para tornar mais confortável e harmoniosa a vivência da mesma”.

Para João Rodrigues, o espaço público deve ser “um local de convívio social por excelência”. “A verdade é que durante muitos anos o entendimento foi o contrário. Contudo, temos vindo a procurar devolver o espaço público ao cidadão. Nesta altura difícil, temos procurado apoiar ao máximo o comércio Bracarense, nomeadamente com a isenção de taxas de ocupação de espaço público, a devolução de taxas já pagas e o alargamento extraordinário das esplanadas”, remata o vereador.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho