Braga, terça-feira

Município de Viana investe durante época balnear

Regional

12 Junho 2020

Redação

São 402 mil euros que o Município de Viana do Castelo vai investir na valorização da orla costeira e espaços naturais, bem como na vigilância de praias durante a época balnear.

São 402 mil euros que o Município de Viana do Castelo vai investir na requalificação e valorização ambiental nos territórios da orla costeira e dos espaços naturais e na vigilância de 12 praias durante a época balnear.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o presidente da Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores assinaram o protocolo que garante a salvaguarda da segurança nas praias marítimas e fluviais, num investimento de 197 mil euros.

No início de Junho, tinha já sido aprovado uma verba de quase 170 mil euros para o Programa de Conservação e Valorização Ambiental dos espaços da orla costeira e de 35 mil euros para o Programa de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais, envolvendo as praias, espaços de recreio e lazer.

O protocolo agora assinado visa garantir a segurança, durante a época balnear, nas praias de Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo de Neiva, Argaçosa e Foz do Lima, salvaguardando a segurança dos utentes e de praticantes de desportos náuticos, nas praias vigiadas e não vigiadas.

Na época balnear são reforçados os meios e os equipamentos de informação, apoio, vigilância, segurança, socorro e salvamento, integrando as praias do litoral não vigiadas.

No âmbito dos Protocolos de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental com as juntas e uniões das freguesias, a autarquia fará um investimento de 169.487 euros em acções de conservação, salvaguarda, reabilitação, requalificação e valorização ambiental nos territórios da orla costeira, através de investimentos na preservação dunar, ordenamento das áreas de estacionamento, qualificação dos apoios de praia e a criação de melhores acessibilidades às praias para todos os cidadãos.

Já para o Programa de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais envolvendo os territórios das praias, espaços de recreio e lazer foi aprovada uma verba de 35 mil euros, a ser transferida para as autarquias.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho