Braga, quinta-feira

Município de Vila Verde aprova 20 medidas para 'mitigar efeitos' da pandemia

Regional

10 Dezembro 2020

Redação

A câmara de Vila Verde aprovou um conjunto de 20 medidas para "ajudar a mitigar os efeitos" da pandemia de covid-19, que inclui ajudas sociais e económicas, como isenções de rendas e benefícios fiscais, foi hoje anunciado.

A câmara de Vila Verde aprovou um conjunto de 20 medidas para "ajudar a mitigar os efeitos" da pandemia de covid-19, que inclui ajudas sociais e económicas, como isenções de rendas e benefícios fiscais, foi hoje anunciado.

A autarquia do distrito de Braga explicou que as medidas para "fazer face ao impacto" da pandemia foram hoje aprovadas em reunião de câmara, destacando "a atribuição de um subsídio extraordinário de 100 mil euros a distribuir pelas Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS) concelhias e a concessão de um apoio de oito mil euros à Associação Empresarial Vale do Homem (AEVH), para promover ações que estimulem o comércio local".

Estas medidas “visam ajudar a mitigar os efeitos da crise social e económica gerados pela pandemia covid-19, destinadas a famílias, empresas e instituições em dificuldade", explica no texto o presidente da autarquia, António Vilela.

Na área social, a autarquia decidiu pela "isenção do pagamento de todas as rendas habitacionais de natureza social, relativas ao mês de dezembro deste ano e durante o 1.º trimestre de 2021”, bem como “conceder, a título excecional, um subsídio extraordinário a todas as IPSS para fazer face às despesas de higienização e compra de equipamentos de proteção individual e assegurar a realização dos testes de despistagem da covid-19 aos utentes das Estruturas Residenciais para as Pessoas Idosas (ERPI) nas instalações da respetiva instituição".

A autarquia vai ainda, "em articulação com a Segurança Social, proceder à despistagem periódica e sistemática de todos os colaboradores das ERPI e disponibilizar recursos humanos e materiais para apoiar a Autoridade de Saúde na sua atividade de controlo da pandemia", assim como "proceder à entrega no domicílio das prescrições médicas e dos medicamentos, aos mais idosos e aos doentes crónicos de risco".

Ainda na área social, será feito o "fornecimento regular e em contínuo de todos os materiais de proteção às escolas e a todo o pessoal ao serviço da educação nos estabelecimentos da competência do município, assegurar cabazes de alimentos a um conjunto de famílias sinalizadas, continuar a assegurar as linhas de atendimento telefónico para apoio psicológico e social resultante da pandemia" e financiar a adquirir "máscaras e material de proteção para as famílias com dificuldades económicas".

Na área económica, o município de Vila Verde resolveu isentar áreas comerciais até 200 metros quadrados em "60% da faturação relativa ao mês de dezembro e 1.º trimestre de 2021 para as tarifas fixas e variáveis aplicáveis aos serviços de água, saneamento e resíduos", bem como conceder a "isenção total das tarifas fixas e variáveis de água, saneamento e resíduos a todos os consumidores domésticos que beneficiem do tarifário social, até ao limite de 20 metros cúbicos, durante os meses de dezembro e no 1.º trimestre de 2021".

Será ainda dado o "alargamento do prazo para pagamento voluntário da faturação dos serviços de água, saneamento e resíduos até 45 dias" e uma "isenção total das taxas de ocupação de espaço público, durante 2021, para instalação de mobiliário urbano, toldos e publicidade, para todas as empresas de restauração, comércio e serviços", assim como a "isenção total das taxas de ocupação do espaço público e de lugares de estacionamento não concessionado para alargamento e instalação de esplanadas durante o ano de 2021".

A autarquia vai ainda dar "benefícios fiscais para apoio ao investimento e a criação de novos postos de trabalho", para "apoio ao investimento e a criação de novos postos de trabalho em sede de IMT", para "apoio ao investimento e a criação de novos postos de trabalho em sede de Derrama e Taxas Urbanísticas".

Será também estabelecida uma parceria com a AEVH no "sentido de se desenvolverem ações e campanhas de promoção e apoio ao comércio local" e isenção em 50% do pagamento das rendas no mês de dezembro e durante o 1º trimestre de 2021 aos estabelecimentos afetos ao comércio, restauração e serviços, cujas lojas sejam propriedade do município.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,5 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 5.192 em Portugal.

Deixa o teu comentário